quinta-feira, 29 de abril de 2010

II Simpósio em Pós-Colheita de Produtos Hortícolas, participe!

Clique no cartaz para melhor visualização



Leitor,

Na próxima semana acontecerá o II Simpósio em Pós-Colheita de Produtos Hortícolas: da Pré-Colheita à Comercialização", nos dias 05 e 06 de maio, no Anfiteatro de Engenharia da Esalq/USP, em Piracicaba. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos "Luiz de Queiroz" (GELQ). Dentre as palestras proferidas, O evento contará com a participação da Dra. Margarete Boteon, coordenadora do Projeto Hortifruti Cepea/Esalq, que ministrará palestra sobre análise de mercado de frutas e hortaliças.

O público-alvo do evento são produtores rurais, pesquisadores, empresas de hortifruti e estudantes, com temas diversos ligados sobre o intercâmbio e esperiências na área do pós-colheita.

Participe!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feriado e fim-de-mês reduzem vendas de hortifrutícolas


Pelo jeito, o consumidor preferiu diminuir suas compras de frutas e hortaliças na última semana. De um modo geral, mercado de hortifrutícolas esteve mais fraco devido à proximidade do fim do mês, quando o poder aquisitivo do consumidor é menor neste período. Comerciantes informaram que o feriado de Tiradentes (21) no meio da semana passada também interferiu no comércio de hortifrutícolas.

Particularmente, algumas frutas brasileiras exportadas foram prejudicadas pela erupção do vulcão na Islândia na semana passada. Com isso, praticamente todos os vôos à Europa foram cancelados, comprometendo os embarques de frutas como mamão e manga.

Essas e outras notícias do setor hortifrutícola serão abordadas na edição de maio da revista Hortifruti Brasil. Essa será a edição do 8º aniversário da revista e também terá um Especial Citros. Aguarde!

Teremos novidades em breve! Acompanhe nosso blog e o twitter da Hortifruti Brasil para ficar atualizado!

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Com chuva, produtores colhem menos fruta no Nordeste

A chuva na região Nordeste do Brasil acabou interferindo na colheita das frutas na última semana, como o mamão, manga e melão. Com o clima chuvoso, as atividades de campo tiveram de ser reduzidas. Assim, a menor oferta de frutas deu margem para o aumento dos preços.

Se a chuva reduziu a oferta no Nordeste, a aproximação do fim da safra no Sudeste fez com que produtores de banana e uva ofertassem pouca mercadoria na última semana. Bananicultores do Vale do Ribeira (SP) e de Santa Catarina estão com pouca oferta nas roças, o que chegou a interferir até no volume exportado. Já as regiões paulistas de Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo, produtoras de uvas, estão “nos finalmentes”, devendo finalizar a safra no fim de abril.

A queda de temperaturas no Sudeste fez com que o consumidor optasse menos pela laranja. Aliado a isso, o aumento do volume ofertado tem pressionado os valores tanto da laranja pêra quanto das precoces.

No caso da maçã, produtores do Sul do País estão vendendo a fruta a preços bem mais baixos em comparação com o mesmo período de 2009. Os menores preços são resultados do maior volume disponível da fruta no mercado interno desde o início do ano. A expectativa é que os preços comecem a reagir em maio, quando encerrar a colheita de fuji e a oferta estiver mais limitada no Sul.

Quanto ao mercado de hortaliças, as cotações do tomate,da batata e da cebola subiram na última semana. Com as temperaturas mais frias dos últimos dias, a maturação do tomate acaba sendo mais lenta. Assim, o produtor que tiver o produto com melhor qualidade acaba se beneficiando com melhores preços. Já a batata de boa parte das regiões ofertantes, com exceção do Rio Grande do Sul, ainda não atingiu desenvolvimento ideal que permita a colheita. Para a cebola, produtores sulistas controlaram a oferta restante como uma saída para a valorização dos preços.

Apenas a cenoura foi a hortaliça que ficou mais barata. Produtores acabaram adiantando a colheita, não dando tempo para que a raiz se desenvolvesse adequadamente.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Chuva e frio reduzem consumo de frutas e hortaliças no Brasil

O fator clima foi determinante para o mercado das frutas na última semana. A queda de temperaturas e o tempo mais frio em boa parte do Brasil fizeram com que os consumidores reduzissem suas compras de laranja, banana, mamão e uva. Como se não bastasse o clima mais frio reduzir o consumo, a chuva também interferiu no trabalho de campo de produtores de maçã, melão e manga, que encontraram dificuldades em colher maiores volumes e destinar ao mercado doméstico.

Quanto ao mercado das hortaliças, os produtos analisados pela Equipe Hortifruti do Cepea tiveram bom desempenho na última semana. Tanto a cebola quanto a cenoura tiveram oferta menor nos últimos dias devido à proximidade do fim da colheita nas principais regiões produtoras, o que fez os preços subirem. No caso da batata, a melhor qualidade na região do Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba (MG) em relação às demais regiões ofertantes possibilitou a valorização do tubérculo.

Cenário oposto ocorreu apenas para o mercado de tomate, que apresentou preços mais baixos na semana passada. Houve pouca procura por tomate nos últimos dias, o que reduziu os preços. A cotação do tomate só não foi menor pois a queda das temperaturas acabou “segurando” a maturação do fruto, o que reduziu a oferta nas roças.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Chuva e frio reduzem consumo de frutas e hortaliças no Brasil

O fator clima foi determinante para o mercado das frutas na última semana. A queda de temperaturas e o tempo mais frio em boa parte do Brasil fizeram com que os consumidores reduzissem suas compras de laranja, banana, mamão e uva. Como se não bastasse o clima mais frio reduzir o consumo, a chuva também interferiu no trabalho de campo de produtores de maçã, melão e manga, que encontraram dificuldades em colher maiores volumes e destinar ao mercado doméstico.

Quanto ao mercado das hortaliças, os produtos analisados pela Equipe Hortifruti do Cepea tiveram bom desempenho na última semana. Tanto a cebola quanto a cenoura tiveram oferta menor nos últimos dias devido à proximidade do fim da colheita nas principais regiões produtoras. No caso da batata, a melhor qualidade na região do Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba (MG) em relação às demais regiões ofertantes possibilitou a valorização do tubérculo.

Cenário oposto ocorreu apenas para o mercado de tomate, que apresentou preços mais baixos na semana passada. Houve pouca procura por tomate nos últimos dias, o que reduziu os preços. A cotação do tomate só não foi menor pois a queda das temperaturas acabou “segurando” a maturação do fruto, o que reduziu a oferta nas roças.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Leia a edição de abril, já está no site!


Acesse agora a página da Hortifruti Brasil para conferir a edição do mês de abril!

A Matéria de Capa desta edição dimensiona o consumo de frutas e hortaliças nas escolas públicas de ensino do Brasil. Além disso, mostra os procedimentos de como o produtor de hortifrutícolas pode participar deste mercado, ajudando no escoamento da sua produção. Especialistas do setor foram convidados para debater sobre este tema no Fórum desta edição.

Não deixe de conferir também as análises de mercado de banana, batata, cebola, cenoura, citros, maçã, mamão, manga, melão, tomate e uva, os 11 produtos-alvo da Hortifruti Brasil.

Deixe seu recado para nós! Esse espaço é feito para que você, leitor/internauta, faça cada vez mais parte da Equipe Hortifruti Brasil!

A novidade no blog é que toda segunda-feira você encontrará os principais acontecimentos da última semana nos mercados analisados pela Equipe Hortifruti do Cepea.

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segunda-feira, 5 de abril de 2010

Na Páscoa, quem se deu bem foi a batata

Hortifruti Brasil, 05 - O mercado de hortifrutícolas na última semana foi influenciado pelo feriado de Páscoa que, aliado ao fim-de-mês, reduziu as vendas, sobretudo no mercado de frutas. A exceção foi para o mercado de batata, pois o produto é um dos principais alimentos consumidos durante o feriado religioso.

A procura por frutas costuma ser pequena neste período, o que fez com que os preços da de banana, melão, laranja e uva recuassem no mercado doméstico. Já as cotações de maçã e mamão permaneceram estáveis, mesmo com a pouca procura por frutas na última semana. A manga foi a única fruta que apresentou aumento nas cotações, visto que é pouca a oferta da fruta em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), importante região produtora da fruta.

Salvo o mercado de batata, que manteve suas cotações na última semana devido ao mercado aquecido, as demais hortaliças pesquisadas pela equipe Hortifruti Brasil – tomate, cebola e cenoura – tiveram cotações menores na última semana. O feriado de Páscoa e o final do mês também foram motivos para a retração das cotações das hortaliças.

As principais informações do setor hortifruticultor da última semana você encontra toda segunda-feira no blog da Hortifruti Brasil. Acompanhe!