terça-feira, 29 de março de 2011

Pesquisadora do Hortifruti/Cepea participa do 12º Dia do Limão Tahiti

Clique no folder para melhor visualização

Ocorre na próxima quinta-feira, 31 de março, o 12º Dia do Limão Tahiti, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP). O evento ocorrerá à tarde, com início às 13h30. Dentre os temas, estão o manejo de pragas e doenças e aspectos econômicos do mercado de lima ácida tahiti.

A Dra. Margarete Boteon, pesquisadora do Cepea/ESALQ-USP e coordenadora geral da Hortifruti Brasil, ministrará a palestra “Comercialização da lima ácida tahiti: cenário atual", marcada para as 14h.

Para mais informações, acesse o site do Centro de Citricultura aqui.

Após o evento, a palestra estará disponível no site do Cepea para os interessados.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 28 de março de 2011

São Paulo encerra colheita de manga e começa a de uva


O estado de São Paulo, grande produtor de laranja, café e cana-de-açúcar, também é pólo produtor de frutas. Na semana passada, enquanto alguns produtores paulistas de manga se despediam do mercado, produtores de uva davam início às atividades de colheita.

Na região de Monte Alto e Taquaritinga, onde há produção de manga, a maior parte dos produtores encerrou na semana passada a colheita da variedade palmer. Como a oferta era bastante restrita, a variedade teve valorização de 90% na média da última semana, sendo comercializada nas roças locais a R$ 1,25/kg. As atividades das indústrias processadoras de manga também devem se encerrar em breve.

A safra 2010/11 de manga palmer ocorreu entre os meses de dezembro/10 a março e, em termos de produtividade, foi considerada bastante satisfatória ao produtor. Porém, com oferta elevada, os preços pagos pela fruta não foram muito remuneradores.

Cenário semelhante deve ser visto na safra paulista de uva niágara das regiões paulistas de Louveira e Indaiatuba. A qualidade da uva deve ser boa nesta safra devido ao clima favorável nas brotações de fevereiro. A expectativa de produtividade nessa região é de 12 t/ha, ligeiramente maior que a da temporada anterior. O pico de safra deve ocorrer entre maio e junho, com encerramento em julho.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 21 de março de 2011

Clima pouco mais frio controla maturação de HF


Com a chegada do outono, que teve início ontem, 20, as temperaturas tendem a começar a reduzir daqui para a frente. Em algumas regiões produtoras de hortifrutis, sobretudo no Sul do País, as menores temperaturas já começaram a ser sentidas na semana passada.

Por enquanto, os termômetros um pouco mais baixos controlam a maturação de alguns produtos. O clima em Bom Jesus da Lapa (BA) e Minas Gerais, regiões produtoras de banana, tem sido de temperaturas amenas e de chuvas regulares nos últimos dias, que favorecem o maior calibre da banana. Mamão e tomate também são outros produtos que tiveram sua maturação mais controlada.

Além dos termômetros estarem ligeiramente menores, ainda há incidência de chuva em boa parte do Brasil. As chuvas nas regiões produtoras do Nordeste na semana passada chegaram a afetar a qualidade do melão negociado no mercado doméstico. Os problemas apresentados foram baixa durabilidade e podridões, além da presença de bactérias no talo, que podem causar rachaduras na fruta.

Chuvas em áreas produtoras de uva em São Paulo e no Paraná acabaram danificando alguns lotes de uva e também interferiram no ritmo das atividade de campo. Ainda em São Paulo, a produção de manga também foi prejudicada, de modo que alguns produtores enviaram parte de sua danificada pelo clima às indústrias de processamento.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 14 de março de 2011

Edição de março: Certificação de Frutas & Hortaliças


A edição de março da revista Hortifruti Brasil aborda como tema principal a certificação das frutas e hortaliças. Conforme a matéria, certificação é tema de interesse dos produtores, sobretudo de frutas, mas a maioria desconhece a variedade de selos disponíveis para o setor hortifrutícola.

Veja na Matéria de Capa desta edição que as certificações socioambientais podem ser consideradas a nova geração de certificações de alimentos em geral e sua importância promete crescer no País.

Leia também no Fórum a opinião dos nossos entrevistados como estão as certificações brasileiras para as frutas do ponto de vista do produtor e do governo.

Para acessar a revista na íntegra, acesse aqui!

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Hortifrutis resistem ao Carnaval


Durante o feriado de Carnaval, comumente é reduzida a comercialização de frutas e hortaliças. Alguns hortifrutícolas, no entanto, resistiram ao mercado fraco do Carnaval, como é o caso de batata, banana e cebola.

O bom volume de chuva em quase todas as regiões produtoras de batata, em especial no sul de Minas Gerais, reduziu as atividades em campo, o que tornou o volume de batata no mercado um pouco menor na semana passada. Com a menor quantidade de batata no mercado, tanto as vendas quantos os preços do produto foram maiores.

Já a oferta de banana foi mais controlada após as perda de alguns cachos causada pelos vendavais na região no Vale do Ribeira (SP) em fevereiro. As frutas, basicamente da variedade nanica, seriam ofertadas agora em março. Assim como batata, a comercialização pela fruta foi considera boa durante o feriado prolongado.

A demanda aquecida aliada à redução da oferta também foi motivo para a cebola valorizar na semana passada. Grande parte do bulbo que estava sendo oferecido ao mercado foi descartado devido à qualidade inferior, que não estava sendo absorvida pelo mercado.

O Carnaval tornou as vendas de manga mais fracas na Ceagesp na semana passada. Por outro lado, como o volume enviado para o período também foi menor, atacadistas conseguiram escoar bem o estoque e os preços reagiram.

Para os demais hortifrutícolas, de modo geral, a comercialização foi mais calma. Nem mesmo a menor entrada de alguns produtos nos principais centros de comércio fez com que a procura fosse estimulada. A expectativa é que nesta semana o mercado seja um pouco mais aquecido, já que consumidores devem retomar as compras após o feriado, aproveitando o ainda período de recebimento dos salários.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

quarta-feira, 9 de março de 2011

Pico de safra terá 30% menos banana nanica



Conforme relatado há duas semanas no blog, os vendavais nos bananais no Vale do Ribeira (SP) ocorridos na última semana de fevereiro prejudicaram mesmo a produção local. A expectativa do setor quando ao volume de banana nanica no pico de colheita do Vale do Ribeira - que ocorreria agora em março - reduziu 30% em relação ao estimado inicialmente. Os fortes ventos derrubaram parte dos cachos que estavam em desenvolvimento.

Quanto ao mercado doméstico, não só as vendas de banana mas quase todos os hortifrutícolas alvo da Hortifruti Brasil foram menos negociados nos últimos dias. Até a semana passada, a comercialização foi relativamente maior devido ao início do mês. No entanto, o feriado prolongado de Carnaval acabou afastando os consumidores das compras de hortifrutis.

Passado o Carnaval, é hora de retomar o ritmo de comercialização. Produtores de batata do Triângulo Mineiro devem intensificar a safra, especialmente na segunda quinzena de março. Se as condições climáticas forem favoráveis, a previsão é que 45% da safra local seja ofertada ao longo do mês.

Devido à estiagem no Triângulo Mineiro desde meados de janeiro até o final de fevereiro, é esperada quebra de produtividade nas lavouras de sequeiro. A falta de água no período de enchimento fez com que as batatas não atingissem calibre adequado. Apesar da confirmação da queda de produtividade para março, o percentual desta quebra ainda não foi calculado.

É a vez das precoces no mercado!


As primeiras caixas de laranja de variedades precoces (hamlin e westin) começaram a ser disponibilizadas no mercado paulista na última semana.

Apesar de parte da fruta ainda não estar em estágio ideal de maturação, produtores têm negociado suas laranjas no intuito de aproveitar os atuais preços bastante atrativos, devido à menor oferta de outras variedades, como a laranja pêra.

Além disso, a laranja precoce tem sido ofertada a valores abaixo das demais variedades, elevando a procura por atacadistas.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil