segunda-feira, 30 de maio de 2011

Temperaturas caem junto com o consumo de HF


As temperaturas estão mais baixas no Brasil. Assim, o processo de maturação de alguns hortifrutícolas fica mais lento em dias mais frios. Esse cenário foi observado nas roças de mamão e tomate na semana passada. Esse fator torna a oferta desses frutos em menor escala no mercado, causando aumento nos preços.

De uma forma geral, o consumo de hortifrutis, em especial as frutas, foram bastante reduzidas na última semana devido ao clima mais frio. Para agravar ainda mais a lentidão do mercado, a semana passada foi a última mês, período considerado bastante fraco para o comércio de hortifrutis.

Com a queda das temperaturas, ainda não foram reportados danos áreas produtoras, como a ocorrência de geadas, por exemplo. No Sul do Brasil, região onde o frio é mais intenso, a colheita de maçã já foi concluída e, com isso, não houve preocupação quanto à perdas de fruta.

Para esta semana, o tempo não deve mudar em relação às últimas semanas, conforme a Somar Meteorologia: as temperaturas continuarão baixas e, o clima, seco. O início de mês (que começa na próxima quarta), pode movimentar um pouco o comércio de hortifrutícolas.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Chove granizo em lavoura de tomate de Sumaré


A região de Sumaré (SP), onde há produção de tomate, foi atingida mais uma vez por chuva de granizo ocorrida no último dia 15. Produtores locais estimam que 6,7% da área total da região foi atingida com o fenômeno climático.

Somando o cultivo perdido com granizo do dia 15 com o já ocorrido em abril, além da redução de plantio para esta safra, o número de plantas cultivada nesta safra já é 20% menor que no mesmo período de 2010. Assim, Sumaré deve ofertar menos tomates durante esta temporada.

Frio colabora para qualidade dos hortifrutis

Por mais que a temporada de frio reduza o consumo de hortifrutícolas, especialmente de frutas, as temperaturas mais baixas são favoráveis para o controle da oferta, evitando queda de preço muito bruscas ao produtor, como também colabora para a boa fitossanidade dos frutos.

Nos últimos dias, produtores de mamão, tomate e manga notaram que a maturação dos frutos esteve mais controlada com as temperaturas mais frescas. Aliada ao tempo frio, a ausência de chuva colabora para a qualidade do produto. Isso contribuiu inclusive para a redução nas doenças, como da requeima e da canela-preta em batata, doenças comuns em época de elevada umidade.

A previsão é que as temperaturas continuem amenas nesta semana, mantendo a maturação controlada dos hortifrutícolas. Como é a última semana do mês, neste período normalmente as vendas desaquecem, havendo, portanto, possibilidade de cotações estáveis nesta semana ou, até mesmo, ligeira queda.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Especial Citros


Como toda edição de maio, a revista Hortifruti Brasil apresenta o Especial Citros! A Matéria de Capa desta edição reforça que é necessário mais união entre o produtor e a indústria, e mostra três grandes desafios para tornar a produção sustentável nesta nova década.

Com o intuito de discutir as diferenças na estrutura de custo, foram avaliados os custos de 5 fazendas de laranja do estado de São Paulo, as quais representam situações reais que o citricultor enfrente atuamente.

A revista já está disponível na página da Hortifruti Brasil. Para acessá-la na íntegra, clique aqui.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Batata: Sudoeste Paulista e Sul de MG iniciam safra das secas


Começou na semana passada a safra das secas 2011 de batata no Sudoeste Paulista e no Sul de Minas.

No Sudoeste Paulista, especificamente, produtores estão colhendo esporadicamente o produto. Isso porque, em fevereiro, chuvas excessivas comprometeram o planejamento de plantio naquele mês, e produtores tiveram que atrasar as atividades de cultivo para março. Assim, pelo menos até a segunda semana de maio, a colheita de batata não está ocorrendo de forma tão intensa nas roças paulistas.

Considerando que boa parte das regiões produtoras de batata colhe no momento, o volume do tubérculo que tem entrado no mercado está significativo, pressionando as cotações. Atacadistas informaram que, na semana passada, houve inclusive sobras do produto nas ceasas paulistanas para comercializá-las no dia seguinte.

O tempo firme nas regiões produtoras de batata tem facilitado as atividades de colheita, e essa condição climática deve predominar nos próximos dias. O volume do produtor deve continuar elevado nesta semana, uma vez que o Paraná deve também iniciar a colheita da safra das secas.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Setor de laranja conhece primeiros números da safra 2011/12


Os primeiros números referentes à safra 2011/12 de laranja saíram na semana passada. A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) projetou 387 milhões de caixas de 40,8 kg na temporada (considerando São Paulo e Triângulo Mineiro), e as indústrias devem moer 330 milhões de caixas. Apesar de a CitrusBR não ter estimativas oficiais de produção da safra passada, a entidade considerou uma produção de 305 milhões de caixas, o que nos remete a um aumento de 27%.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), estimou produção em 354,98 milhões de caixas de 40,8 kg, considerando apenas as frutas do estado de São Paulo. Para estes órgãos, o aumento seria de 21% em relação à safra anterior.

O acréscimo na produção de laranja apontado pelas instituições corresponde a uma recuperação do volume produzido em São Paulo, visto que, nas duas temporadas anteriores, sobretudo na 2010/11, houve forte quebra de safra.

Os números podem ser considerados preliminares, visto que as frutas ainda estão em fase de desenvolvimento, e o clima daqui para frente pode afetar a quantidade, tamanho e a qualidade das laranjas. Novas estimativas dessas entidades devem ser divulgadas no segundo semestre. Um maior volume colhido da fruta deve ocorrer a partir de julho.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chuva ainda preocupa produtor de frutas no Nordeste


Produtores de frutas do Nordeste ainda devem ficar atentos quanto à possibilidade de mais chuva nos próximos dias. Na semana passada, o excesso de chuvas nas regiões produtoras de mamão no sul da Bahia tem dificultado as pulverizações. Além do excesso de chuvas, as elevadas temperaturas na região intensificaram ainda mais a ocorrência de doenças fúngicas.

Produtores de manga do Vale do São Francisco também devem ficar de olho no clima, pois doenças relacionadas à umidade podem surgir nos pomares e prejudicar a florada das árvores. Em Livramento de Nossa Senhora (BA), outra região produtora de manga no Nordeste, a previsão é de tempo firme até o final da próxima semana e, assim, produtores não devem enfrentar problemas fitossanitários em seus pomares, garantindo a qualidade da fruta.

Nesta semana, a chuvas devem ocorrer em maior intensidade mais ao norte do Nordeste, sobretudo no Rio Grande do Norte, onde há produção de mamão, conforme a Somar Meteorologia.

Já em Livramento de Nossa Senhora (BA), região produtora de manga, a previsão é de tempo firme até o final da próxima semana e, assim, produtores não devem enfrentar problemas fitossanitários em seus pomares, garantindo a qualidade da fruta.

Sai primeira estimativa oficial da safra 2011/12 de laranja

Saiu há pouco a primeira estimativa oficial da safra 2011/12 de São Paulo e do Triângulo Mineiro: 387 milhões de caixas de 40,8 kg. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), entidade que representa as indústrias brasileiras processadoras de laranja.

Esse é o primeiro número oficial divulgado pela CitrusBR. Apesar do aumento em comparação à temporada anterior (se levado em conta que a safra passada foi em torno de 300 milhões de caixas), a indústria planeja comprar um volume elevado da fruta em 2011, de cerca de 330 milhões.

Em 2010, a CitrusBR informou que as empresas de suco processaram 260 milhões de caixas de laranja. O motivo de elevar sua compras em 2011 é os baixos estoques atuais – o menor dos últimos 4 anos.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil