segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Preços recordes de tahiti limitam demanda

No mercado brasileiro, a lima ácida tahiti tem tido altas significativas desde o último mês - chegando a recordes em agosto e na parcial de setembro, com a melhor média nominal para esses meses em toda a série do Cepea, que teve início em 1996.

Entre maio e junho, muitos produtores deixaram a fruta no pé, no aguardo de melhores preços. Isso acarretou, naquela época, na abertura de uma florada desuniforme. Além disso, o tempo seco diminuiu o calibre, limitando ainda mais a oferta.

Apesar de seguirem firmes, os preços da tahiti recuaram na semana passada em comparação com a anterior. Entre os motivos, se destacou a entrada de fruta da Bahia. Do lado da demanda, compradores ainda não assimilaram a valorização, alegando que o mercado de mesa não suporta preços tão altos.

Para a maçã, os preços mais altos também dificultaram as vendas. Segundo atacadistas consultados pelo projeto Hortifruti Brasil, o consumo da fruta está menor do que o tipicamente observado nesta época do ano. Além disso, a baixa qualidade das frutas também limitou a comercialização.

Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Chuva dá trégua no Sul e atividades no campo ganham ritmo

Após semanas de frequentes chuvas, finalmente o tempo se firmou na última semana na região Sul do Brasil. A elevada umidade nas regiões produtoras de hortifrutícolas mudou o calendário de muitos produtores: limitou o acesso às lavouras, reduzindo o ritmo de colheita, trouxe impactos negativos à qualidade de alguns produtos e reduziu o avanço do plantio.

Produtores de batata do Rio Grande do Sul aproveitaram a semana sem chuvas e deram prosseguimento ao plantio da safra das águas 2011/12. Nas praças de batata acompanhadas pelo Cepea, mais de 1.000 hectares foram plantados na semana passada.

As atividades de campo da cenoura também foram retomadas na última semana nas regiões sulistas, como preparo do solo para o plantio da safra de verão e a colheita da atual safra de inverno. Produtores tentaram recuperar o atraso para que a safra de cenoura não fique tão atrasada em relação ao planejado.

No entanto, mais chuvas estão previstas nesta semana nos estados do Sul, e assim produtores terão de reduzir novamente o ritmo das atividades.

No Sudeste, o clima também esteve firme nos últimos dias, mas essa condição já perdura há alguns meses. A seca tem deixado alguns hortifruticultores em alerta, como os produtores paulistas de laranja, já que neste mês começam as floradas nos pomares, e a estiagem e as elevadas temperaturas podem comprometer o “pegamento” da floração.

Nas áreas hortifrutícolas localizadas no Nordeste, o clima também foi firme nos próximos dias. Essa condição, no entanto, não tem prejudicado a produção de frutas e hortaliças na região. A maior preocupação é que a ausência de chuva deixa baixo o nível de água dos reservatórios e, assim, a irrigação nas lavouras não é tão intensa.

Chuvas mais regulares, principalmente no Sudeste, devem ocorrer a partir de meados de outubro.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Impactos do clima reduzem qualidade dos hortifrutis


A qualidade de algumas frutas e hortaliças tem sido depreciada devido às atuais e diversas condições climáticas no País, conforme agentes de mercado informaram aos analistas de mercado da Hortifruti Brasil na última semana.

A região Sul é uma das mais castigadas pelo clima, principalmente pelo elevado volume de chuva que ocorre desde julho nas regiões produtoras. Com as roças alagadas, fica comprometido, por exemplo, o plantio da cenoura no Rio Grande do Sul.

A região do Vale do Ribeira (SP) já tem passado por maus bocados, já que no início de agosto enchentes danificaram significativa parte dos bananais, e muitos deles deverão ser replantados.

Por enquanto, a batata que tem entrado aos atacados paulistanos está sendo considerada satisfatória e com boa aceitação no mercado. No entanto, o receio de produtores é de que, se a estiagem perdurar por mais tempo nas roças do Sudeste, é provável que o tubérculo comece a perder a cor e, assim, seu valor no mercado.

Para a cultura do tomate, as elevadas temperaturas aceleram a maturação dos frutos, o que faz aumentar ainda mais o volume de tomate ponteiro (de menor calibre), com menor aceitação da ponta consumidora.

Outro produto que tem apresentado padrão abaixo do ideal de comercialização é a manga colhida no Nordeste. O menor tamanho das frutas se deve à limitação de água nos reservatórios para a irrigação dos pomares nordestinos.

Quanto ao comércio, no geral, as elevadas temperaturas durante o inverno têm instigado o consumo de hortifrutis, em especial as frutas. Além disso, outro motivo que tem estimulado o comércio foi o período de recebimento dos salários. O mercado só não foi melhor devido ao feriado de 7 de Setembro na última quarta-feira, quando boa parte dos consumidores reduzem suas compras.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

É pico de safra de cebola e batata


Algum
as hortaliças analisadas pela equipe Hortifruti/Cepea estão em pico de safra neste início de setembro. É o que ocorre com a batata e a cebola.

As praças que intensificaram a colheita de cebola na última semana foram as paulistas São José do Rio Pardo e Monte Alto, Cristalina (GO) e Brasília (DF). A concentração de oferta ocorreu neste início de setembro pois, na época do plantio, chuvas frequentes atrasaram a semeadura direta e o transplantio de mudas. O tempo quente seco também acelerou a maturação dos bulbos, levando os produtores a antecipar a colheita e, assim, tornar a oferta elevada no mercado.

Vargem Grande do Sul (SP), principal praça produtora de batata na safra de inverno, também está em pico de safra. A qualidade das batatas desta região está boa, normal na temporada de inverno, visto que durante esse período as temperaturas são amenas e, as chuvas, escassas, condições favoráveis à qualidade do tubérculo. Cristalina e Sul de Minas Gerais são outras regiões que também estão intensificando a colheita de batata.

Para a próxima semana, o volume ofertado tanto de cebola quanto de batata deve aumentar ainda mais, visto que as atividades de campo dessas culturas estão a todo vapor.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil