quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

3º Seminário Nacional de Tomate de Mesa


Nos próximas dias 14 e 15 de março ocorrerá o 3º Seminário Nacional de Tomate de Mesa no Auditório da Unicamp, em Campinas (SP).

Conforme release oficial, "o evento tem como objetivo reunir representantes da cadeia produtiva do tomate de mesa, para trocar experiências e visões do setor, debatendo temas relacionados ao comércio, consumo e tendências desse segmento de mercado no Brasil.

Caso esteja interessado(a) em participar, mais informações estão no site oficial do evento: www.tomatedemesa.com.br. Se preferir, entre em contato pelos telefones (62) 3241-3939 e (19) 3243-6472 ou pelo e-mail eventos.go1@wincentraldeeventos.com.br.

A Equipe Tomate do Hortifruti/Cepea estará visitando o evento para saber das últimas novidades do mercado de tomate de mesa.

Corra! As inscrições terminam hoje!


Clique no cartaz abaixo para melhor visualização





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mercado aquece após o Carnaval


Conforme esperado, o prolongado feriado de Carnaval fez com que o comércio de frutas e hortaliças na última semana fosse bastante calmo nos principais centros consumidores do País.

No Nordeste, onde as festas carnavalescas ocorrem praticamente a semana toda, houve diminuição da colheita de manga em Petrolina (PE) e em Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco. Nessas praças, no entanto, há oferta restrita da manga, o que deu suporte aos preços da fruta na semana passada.

Produtores de melão informaram não ter havido restrições nas negociações por conta do Carnaval. Porém, a demanda pela fruta só se mostrou favorável a partir de quinta-feira, 23. A oferta de melão esteve mais reduzida devido à proximidade da entressafra que deve começar em duas semanas.

Passado o Carnaval, as vendas de hortifrutícolas começaram a ganhar um pouco mais de ritmo a partir de quinta-feira, 23. As vendas devem ser relativamente calmas nesta semana, ou até que boa parte dos consumidores receba seus salários. Esse cenário de melhores vendas deve se prolongar até semana que vem.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Calor impulsiona consumo de frutas


Devido às elevadas temperaturas na semana passada, a demanda por frutas esteve bastante aquecida. Na cidade de São Paulo, grande centro consumidor, os termômetros no último dia 7 ficaram perto dos 40ºC, conforme apontaram os números do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atingindo patamar recorde no ano.

Conforme as pesquisas do Cepea, houve maior procura na Ceagesp por praticamente todas as frutas pesquisadas pelo Hortifruti/Cepea, como uva, melão, maçã, mamão, banana e manga.

Outro fator que impulsionou o comércio de frutas foi o período de maior remuneração da população – recebimento dos salários. O retorno das aulas também colaborou para movimentar o mercado nos últimos dias.

No último fim de semana, chuvas ocorreram e amenizaram um pouco o forte calor, causando relativa queda nas temperaturas. Mas a previsão para esta semana é de que o tempo volte a se firmar a partir desta terça-feira, com as temperaturas voltando a se elevar. O mercado nos próximos dias talvez não trabalhe com tanta força como verificado na semana passada, conforme alegaram alguns colaboradores do Hortifruti/Cepea, pois, com a proximidade do Carnaval, a tendência é que o consumo durante o feriado diminua.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Marketing dos Hortifrutis: como promover o consumo do brasileiro?



Nesta primeira edição de 2012, a Hortifruti Brasil analisa diversos programas de incentivo de consumo de frutas e hortaliças e ressalta ponto positivos que podem ser aproveitados para um programa amplo de marketing dos hortifrutícolas no Brasil. Conheça esses programas na Matéria de Capa desta edição acessando aqui!

Além disso, leia a primeira análise de mercado da Seção de Folhosas, décimo segundo produto que a Hortifruti Brasil estreia em 2012!

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Início das aulas aumenta consumo de frutas


Com o retorno das aulas em boa parte das escolas do País, o mercado de frutas e hortaliças pode ficar mais movimentado daqui para a frente. Esse movimento já foi observado na última semana, com maiores vendas de melão e banana no atacado de São Paulo, Ceagesp.

O clima mais favorável (tempo firme e pouca chuva) nos principais centros consumidores também incentivou a demanda por frutas, no geral. O início de mês também foi outro motivo para dar mais giro no comércio.

Porém, esse aumento na procura não foi o suficiente para evitar o acúmulo de estoques de melão na ceasa paulistana na semana passada. Além disso, alguns atacadistas informaram receber alguns melões com problemas na qualidade.

Para a banana, não há o receio de acúmulo de mercadoria no mercado, mesmo com a previsão de maior oferta no Vale do Ribeira (SP) e no Norte de Santa Catarina a partir deste mês, pois o consumo deve absorver a produção.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil