segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Congresso latino-americano de batata reúne representantes em Uberlândia



Uberlândia (MG) sediou na semana passada o XXV Congresso de La Associación Latinoamericana de La Papa (ALAP) e o XIV Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata (ENB). Esta é a segunda vez que o Congresso é realizado no Brasil (o último foi em 1979). O evento foi prestigiado por representantes do setor da batata de vários países, que visitaram os expositores, compareceram às palestras e no dia de campo.

Os pesquisadores de batata do Cepea, João Paulo Bernardes Deleo e Rodrigo Ramos, estiveram presentes no Congresso e receberam produtores e demais agentes no estande da revista Hortifruti Brasil.

Deleo ainda ministrou palestra intitulada “Perspectivas de Mercado & Gestão Sustentável da Batata”. A palestra será disponibilizada nos próximos dias no site do Cepea.

UPDATE:

A palestra já está no site, acesse!

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil  

Chuva retorna às regiões produtoras de hortaliças



As chuvas voltaram na última semana em parte do Brasil, como no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em algumas dessas praças, precipitações não ocorriam desde julho. As chuvas são bem-vindas, pois amenizam o déficit hídrico, mas podem reduzir as atividades realizadas no campo, como o plantio e a colheita.

Nas lavouras de batata, as chuvas continuarão nesta semana nas principais regiões que colhem no momento, como Vargem Grande do Sul (SP) e Sul de Minas Gerais. Isso poderá limitar as atividades de colheita, propiciando menor volume de batata no mercado ao longo de semana. Com expectativa de chuva para essa semana, a colheita em SP poderá não ser tão intensa.

No Sul, as chuvas foram bastante benéficas à cebola. Em Ituporanga (SC), região com maior área cultivada, a mudança no tempo contribuiu para as lavouras, uma vez que o transplantio já havia encerrado desde o final de agosto. Já na praça de São José do Norte (RS) a chuva foi em excesso, mas devido ao transplantio já ter sido realizado, não prejudicou a safra. Em Irati (PR) a precipitação também auxiliou o desenvolvimento das lavouras, que tiveram o plantio direto finalizado na primeira semana de setembro.

Apesar da transição entre o período seco e o período chuvoso, não há garantias de uma regularidade nas chuvas daqui para a frente. Apesar de bem vindas, chuvas em excesso podem acarretar na incidência de bactérias e fungos nas plantas de tomate, prejudicando a produtividade da segunda parte da safra de inverno e o desenvolvimento das plantas da safra de verão.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Calor e início de mês aquecem vendas de HF



Após algumas semanas de mercado calmo, o comércio de frutas e hortaliças foi alavancado na última semana. Dentre os principais fatores estão o período de recebimento dos salários dos consumidores, as elevadas temperaturas e a ausência de chuva, o que impulsionam o consumo.

A demanda por maçã reagiu após semanas com baixo giro de vendas. A boa qualidade também colaborou para impulsionar as negociações, principalmente de maçã gala. Já para a variedade fuji, alguns colaboradores informaram que a fruta está com pouca durabilidade, o que motiva promoções ocasionais para dar escoamento à maçã. As vendas desta variedade devem aumentar nas próximas semanas, uma vez que a oferta de gala está cada vez mais limitada.

A uva é outra fruta que foi bastante procurada na semana passada, estimulada também pelo período favorável de início de mês e de calor. Assim, os preços da uva estiveram maiores ao produtor na última semana. 

A procura por cebolas também aumentou nas regiões produtoras do interior de São Paulo. Com a maior procura, os preços que já seguiam em patamares elevados subiram ainda mais na semana.

A procura por banana foi também foi melhor no Norte de Santa Catarina nos últimos dias. Agentes acreditam que a retomada nas exportações para o Mercosul foi o que aqueceu a comercialização da fruta na região.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Edição de setembro: Especial Batata


Neste Especial Batata de 2012, a Hortifruti Brasil avalia a sustentabilidade da bataticultura e apresenta os custos de produção de Vargem Grande do Sul (SP), Sudoeste Paulista e Sul de Minas Gerais. Também são apresentados nesta edição o valor de investimento na batata nestas três regiões e acrescenta outras duas: Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba (MG) e Brasília (DF)/ Cristalina (GO).

Confira o Especial Batata na página da revista: www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil. Veja também nesta edição as análises de mercado das 12 frutas e hortaliças. alvos da Hortifruti Brasil

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Clima traz maior produtividade à batata

Foto: Portal de Paulínia


As condições climáticas desde meados de julho nas principais regiões produtoras de batata, com sol e calor durante o dia e temperaturas amenas à noite, tem sido favoráveis ao desenvolvimento dos batatais. Com isso, a produtividade em agosto se aproximou do potencial em praticamente todas as regiões.

Em Vargem Grande do Sul (SP), onde a quebra de safra da batata chegou a 30% nos primeiros meses de safra, a produtividade média em agosto foi de 34 t/ha, apenas 10% abaixo do potencial. Já em Cristalina (GO) e na Chapada Diamantina (BA) a produtividade variou entre 37 e 40 t/ha, o que é considerado satisfatório para essas regiões.

O tempo seco no estado de São Paulo pode fazer com que os pomares de laranja apresentem uma boa florada entre outubro e novembro, caso haja boas chuvas nesses meses. A perspectiva inicial de produtores é de que a florada seja satisfatória, mas um pouco tardia em relação ao que normalmente ocorre.


Chuva no Sudeste só devem voltar em outubro

O tempo deve continuar seco por um bom tempo no Sudeste, conforme análise semanal da Somar Meteorologia. Chuvas podem ocorrer na última semana de setembro, mas previsões indicam que um bom volume pluviométrico só deve ocorrer em outubro. Isto se deve a um bloqueio atmosférico instalado sobre o Oceano Pacífico Sul, que faz com que as frentes frias fiquem paradas no extremo Sul do continente, não chegando ao interior do Brasil. 

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil
 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Preços elevados para o tomate e a batata


Em agosto, o preço médio do tomate salada 2A foi de R$ 74,42/cx de 22 kg na Ceagesp, segundo maior valor mensal nominal desde o início da série histórica do Cepea, desde 2002. Os preços elevados são reflexos da oferta moderada de tomate presente no mercado, cenário que já vem sendo observado desde maio.

Mas não são só tomaticultores que estão se beneficiando com cotações elevadas. Produtores de batata também conseguiram vender seu produto a preços bastante atrativos, inclusive na última semana do mês, quando a procura costuma ser fraca. Na média da semana passada, a batata ágata especial foi comercializada por R$ 64,63/sc de 50 kg, na Ceagesp, preço 9% superior em uma semana. Os fatores que contribuem para a valorização do tubérculo são o baixo volume e o controle da colheita pelos produtores.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil