segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Banana: Chuva não causa estragos no Vale do Ribeira


As fortes chuvas que ocorreram no início da semana passada não chegaram a prejudicar a produção de banana. Pelo contrário: foram benéficas à bananicultura, auxiliando no desenvolvimento dos bananais. 

Em vários municípios de Santa Catarina e no Vale do Ribeira (SP), houve enchentes e granizos. Houve relatos de que algumas plantas em Sete Barras, no Vale do Ribeira, foram destruídas, mas não de forma significativa.

PR tem chuva forte e granizo, mas não afeta batata

A região de Curitiba (PR) também foi atingida por fortes ventos, chuva e granizo. Guarapuava, região paranaense produtora de batata, registrou o mesmo cenário. Ambas as regiões terminam o plantio de batata da safra das águas ainda neste mês. Apesar da situação climática, as lavouras dessas regiões não foram afetadas devido ao estágio inicial de desenvolvimento em que se encontram.
Produtores devem continuam atentos ao clima nesta semana, já que mais chuvas podem atingir o Paraná.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Batata: Irati e de Sudoeste terminam plantio e devem ofertar em novembro


Irati (PR), região produtora de batata, encerrou na última semana o cultivo da safra das águas 201/13, atividade que iniciou em setembro. Geralmente, em setembro, o volume cultivado de batata na região é um pouco menor, mas neste ano produtores optaram por plantar uma área um pouco maior nesse mês por conta das boas condições climáticas. Durante todo o plantio em Irati, produtores não encontraram dificuldades para a prática, assim, é esperada boa produtividade na região. Irati deve iniciar a colheita da safra das águas em novembro. 

Enquanto os paranaenses focam na safra das águas, o Sudoeste Paulista concentram suas atividades na safra de inverno 2013. Até o fim do mês, produtores desta região devem cultivar toda a safra de batata prevista. Houve chuvas durante o plantio no Sudoeste Paulista, o que chegou a comprometer as atividades no campo, mas sem trazer danos à produção futura. Assim como Irati, o Sudoeste Paulista deve iniciar a colheita também em novembro. Tudo indica que a oferta de batata tende a ser elevada no fim do ano.

Cebola e cenoura: baixa produtividade e elevada oferta reduzem preço

Por conta da elevada produtividade e da boa oferta, os preços da cenoura alcançaram os menores preços do ano na Ceagesp. Na média da última semana, a caixa “suja” com 20 kg de cenoura foi comercializada no atacado por R$ 17,12. Na roça, produtores têm comercializado a raiz a preços abaixo do custo. 


Produtores de cebola também estão enfrentando um período de baixa remuneração. Isso porque também há elevada disponibilidade do bulbo no mercado, tendo em vista a boa produtividade nas roças devido ao bom comportamento climático. A previsão é que a oferta de cebola e de cenoura reduza em novembro. 
Foto: Walmir Varela
Maçã: Florada e polinização seguem a todo vapor no Sul

Nas últimas semanas, o clima tem sido favorável para as atividades de campo dos pomares de maçã do Sul. As regiões de São Joaquim (SC), Fraiburgo (SC) e Vacaria (RS) não têm enfrentado adversidades climáticas. Com isso, a florada e a polinização dos pomares dessas regiões estão com bom ritmo, com previsão de término para o final de outubro. 


Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Seminário Mosca Branca - 5 e 6 de novembro


Prezados leitores,
 

A Associação Brasileira da Batata (ABBA), como o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está organizando o Seminário Mosca Branca, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, no Center Convention, em Uberlândia (MG). 

A programação do evento está disponível no site da ABBA em http://www.abbabatatabrasileira.com.br/2008/eventocapa.asp?id_EVECAT=22.

Mais informações do evento, consulte a ABBA: http://www.abbabatatabrasileira.com.br.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Especial Batata: Em tempos de mão de obra cara, por que não mecanizar?


No Especial Batata de 2013 (edição de outubro), foi elaborada uma análise da oportunidade de reduzir a mão de obra na propriedade de batata, substituindo a colheita semimecanizada pela mecanizada. Boa parte dos produtores no Brasil ainda adota o sistema de colheita semimecanizado, mas cada vez mais a mecanização total tem despertado interesse da bataticultura nacional.

Para acompanhar a sustentabilidade econômica do setor, veja também neste Especial os custos de produção atualizados de Vargem Grande do Sul (SP) e do Sul de Minas Gerais.

Não deixe de acompanhar as informações de mercado das 12 frutas e hortaliças pesquisadas pela Hortifruti Brasil. O Especial Batata já está disponível na página da Hortifruti Brasil, no site do Cepea.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil