quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Edição de dezembro: Anuário 2015-2016

O Anuário 2015-2016 da Hortifruti Brasil já está no ar! Presenteamos nossos leitores com novos canais de comunicação, que facilitarão a todos o acesso às nossas informações e em tempo real: O WhatsApp (19-99107-4710), o Canal do YouTube com o Minuto HF (programa com as principais tendências de mercado) e com o HF em Vídeo (baseado nas edições impressas). Outro projeto é site da HF Brasil (www.hfbrasil.org.br), que será lançado em fevereiro de 2016, que terá atualizações diárias de preços e análises.

Nesta edição, pontuamos vários fatores que pressionaram a rentabilidade do setor em 2015. O aumento generalizado dos insumos com a disparada do dólar, o consumidor brasileiro receoso em ampliar suas compras, a queda da atividade econômica brasileira, a seca prolongada e as chuvas em excesso em diferentes regiões do Brasil e o crédito escasso e mais caro são os principais pontos que marcaram o ano e que continuarão a ser desafios ao setor de HF em 2016.

Esta edição também traz o Caderno de Estatísticas, com série mensal de preços de 2014 e 2015 das 13 culturas.

Para conferir o Anuário 2015-2016, acesse nossa página aqui!

Agradecemos nossos parceiros que nos apoiaram em 2015 e estão presentes nesta edição:

Agristar
All Tech Crop Science
Basf
Bayer
Blueseeds
Du Pont
Feltrin
Pecege
Seminis
Syngenta
Valagro
Yara

Atenciosamente,
Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Produção de HF no PR segue prejudicada com chuva

As chuvas em excesso têm prejudicado a produção hortifrutícola no estado do Paraná. Em novembro, por exemplo, o volume de chuvas no acumulado do mês passado foi de 432 mm em Marilândia do Sul, Apucarana e Califórnia (PR), segundo a Somar Meteorologia - regiões tradicionais no cultivo de cenoura. Com a elevada umidade, a produtividade das lavouras da raiz reduziu para 50,27 t/ha.

O plantio nas lavouras de cenoura do Paraná também foi dificultado, devido à dificuldade de preparo do solo. Além disso, também houve problemas na colheita, o que pode fazer com que haja atraso no calendário da safra de verão 2015/16.

Diante deste cenário, dezembro começou com preços elevados. A cenoura "suja" de 29 kg foi comercializada à R$ 21,33 na primeira semana deste mês, 25,5% a mais em comparação à última semana de novembro.

Produtores de uva de Marialva e do Norte do Paraná relataram aumento das perdas desta safra, em função das constantes chuvas que atingem o estado. Especificamente na última semana, rachaduras nas bagas têm sido o principal problema, pressionando as cotações.

Além disso, a necessidade de constantes limpezas nas videiras, como retiradas de folhas e bagas podres, tem elevado os custos com mão de obra, prejudicando ainda mais a rentabilidade do produtor.

Mais chuvas poderão ocorrer no Paraná nesta semana, as quais devem continuam interferindo na produção de HFs.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil