A longa estiagem, especialmente no Sudeste do Brasil, já é um fator limitante na safra das águas 2014/15 de batata da região do Sul de Minas Gerais.
A seca na região mineira tem “segurado” maiores investimentos dos produtores mineiros, que provavelmente manteriam a área em relação à temporada passada (devido aos bons resultados da última temporada das águas e à boa oferta de batata-semente).
Nas atuais condições climáticas, a chance de perdas de área de batata já cultivadas é muito alta. Isso porque não há expectativa de chuvas para esta semana e, como a maior parte das áreas do Sul de Minas não é irrigada, estas ficam susceptíveis a tais condições climáticas (quente e com baixa umidade). Entretanto, a alta oferta de semente no Sul de Minas facilita o replantio de possíveis áreas perdidas devido sua alta disponibilidade e baixo preço das sementes na região.
O que pode reverter o cenário são as esperadas chuvas a partir do fim de outubro, o que pode estimular produtores a intensificar o plantio. Mas, por enquanto, a expectativa é de que a área cultivada possa ser menor.
O plantio de batata no Sul de Minas, que começou em agosto e segue até novembro, está em estágio avançado, e estima-se que 70% da área já tenha sido plantada até a última semana.
Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário