segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pomares de laranja da Flórida resistem às geadas

Foto: O'Meara/AP
Apesar das temperaturas negativas ocorridas na Flórida (EUA) na semana passada, as primeiras demonstrações de um inverno rigoroso não causaram danos significativos na safra de laranja 2010/11, segundo a Florida Citrus Mutual. Tanto que o preço do suco (FCOJ) na bolsa de Nova York recuou 2% na semana passada, indicando que o clima não chegou a causar preocupações.

A Florida Citrus Mutual ainda aponta que a temperatura variou de

acordo com a localização do pomar, havendo registro de frutas congeladas no sudoeste da Flórida, mas sem danos generalizados. De qualquer forma, produtores avaliarão os pomares nesta semana para medir a extensão dos possíveis problemas decorrentes das geadas. Devido ao fato de o inverno no Hemisfério Norte estar no início, agentes locais devem seguir atentos aos impactos da seca e também com a ocorrência de geadas.

Enquanto na Flórida produtores estão receosos com os impactos do frio, o clima chuvoso em parte das regiões produtoras de hortifrutis no Brasil não chegou a trazer preocupações nos últimos dias. As chuvas, no entanto, reduziram as atividades de colheita para as hortaliças como batata, cebola e tomate, e frutas como a manga paulista e melão e uva no Vale do São Francisco, tornando a oferta desses produtos mais limitada e, o consumo deles nos centros consumidores, mais retraído.

Nessa semana, a expectativa é que o comércio seja mais aquecido, já que o consumidor brasileiro deve adquirir suas compras para as festividades de fim de ano. Para a uva, a demanda deve ser aquecida já neste início de semana, tornando as cotações mais atrativas ao produtor durante a semana.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: