segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Negociações são mais intensas nas regiões produtoras



Foto: Ceagesp 

Boa parte da produção de frutas e hortaliças produzidas no Brasil é destinada à Ceagesp, maior centro atacadista brasileiro, que, por sua vez, responde pelo abastecimento dos principais centros consumidores, como Sudeste e Sul. Mesmo com grande variedade de hortifrutícolas disponível para comercialização, as negociações na Ceagesp não foram tão intensas na última semana.

Foi observado, no entanto, um maior comércio nas próprias regiões produtoras. O melão produzido no Nordeste foi negociado no mercado local e até mesmo enviado ao mercado externo; a liquidez da maçã foi maior nos mercados do Sul e, o mamão no Espírito Santo, foi mais aceito nos centros de comércio capixabas.

Com a aproximação do fim do mês, pouco pode ser o  movimento no mercado ao longo desta semana. Ainda há previsão de chuva a partir de quarta-feira, 24, o que pode pesar na decisão de compra dos consumidores.

Preço do tomate despenca

Após o preço do tomate alcançar recordes em julho e agosto, na semana passada as cotações tiveram quedas expressivas. De uma semana para outra, o preço esteve 50% menor, com média semanal de R$ 25,65/cx de 22 kg na Ceagesp (de 15 a 19/10).

Essa forte desvalorização aconteceu principalmente pelo aumento da oferta no mercado. Com as altas temperaturas e pancadas de chuva que ocorreram nas últimas semanas, a maturação dos tomates foi acelerada, fazendo com que o volume colhido aumentasse significativamente. Além disso, segundo atacadistas, a terceira semana do mês é a mais fraca em termos de volume de vendas, o que ajudou a derrubar o preço.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: