segunda-feira, 15 de abril de 2013

Após tomate, preço da cebola também deixa mercado atento


Em destaque há pelo menos um mês, o preço do tomate reduziu de forma considerável na última semana na roça e no atacado, conforme levantamentos do Cepea. Isso porque tem aumentado a oferta proveniente da safra de inverno, causando ligeiro aumento na oferta.

Na segunda-feira da semana passada (08), por exemplo, o tomate salada na Ceagesp foi comercializado a R$ 65,00/cx de 23 kg, enquanto, na sexta-feira (12), o preço caiu para R$ 45,00/cx.

Porém, não foi só o aumento da oferta o responsável pela queda das cotações do tomate durante a última semana. A demanda diminuiu consideravelmente devido às elevadas cotações do produto no mercado. Diante disso, muitos consumidores decidiram reduzir suas compras do fruto ou até mesmo substituí-lo por outras hortaliças com preços mais acessíveis.

Agora, é a vez de a cebola chamar a atenção do consumidor brasileiro. Isso porque Ituporanga (SC), maior produtora nacional do bulbo, encerrou sua safra na semana passada, e as demais regiões produtoras do Brasil, como o Cerrado e o Nordeste, não estão colhendo no momento devido ao clima desfavorável no início do ano. Isso tem elevado consideravelmente o preço da cebola, como já observado nas gôndolas.

Com a ausência de cebola brasileira, as importações devem ganhar cada vez mais ritmo pelo menos até julho, quando as regiões brasileiras voltarão a ofertar bulbos em maior quantidade. A Argentina é responsável por 80% das importações brasileiras em março, segundo os números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Exercise can help to avoid menopause weight gain and reduce other risks including osteoporosis, heart disease, and arthritis.
Even if your small business doesn't have some sort of refrigerator (a rarity today) you can choose vegetable and fruit that do not even require refrigeration. What I tell my clients is that they need to schedule their fitness time like it's a doctor's appointment.

Stop by my blog This Internet site

Sara disse...

a verdade é que eu nunca entendi muito sobre culinária e sempre que eu comecei a cozinhar coisas que eu fiz de errado, desde que temos de comer na minha casa acabou por encomenda entrega em Delivery Vila Mariana