segunda-feira, 6 de maio de 2013

“Frutas da época” começam a atrapalhar vendas de banana


O maior consumo de “frutas da época”, como a tangerina poncã, tem reduzido o consumo de outras frutas, como a banana. Produtores do Vale do Ribeira (SP) já observaram a redução na procura pela banana. Isso porque as frutas de época são mais baratas do que as que estão disponíveis no mercado praticamente o ano todo.

Mesmo com a baixa demanda pela banana, não há uma grande oferta nas roças, o que tem mantido as vendas desta fruta em ritmo razoável.

Quanto à tangerina poncã, a safra iniciou em abril, e os preços estão relativamente altos se comparados com os do mesmo período do ano passado. A redução no número de árvores de poncã de 2012 para cá foi um dos fatores que tem permitido preços mais altos ao produtor.

Batata: preço em abril é o segundo maior desde 2001 

O preço médio da batata em abril foi de R$ 113,64/sc de 50 kg, o maior da série de preços nominais coletada pelo Hortifruti/Cepea desde 2001. A cotação recorde foi praticada no mesmo mês de abril, mas em 2010, quando na ocasião o preço foi de R$ 115,41.

Com a redução de área e produtividade em diversas regiões, os preços da batata têm se elevado mês a mês desde o início do ano. Uma das principais regiões responsáveis pelo aumento das cotações da batata é a Chapada Diamantina (BA), que reduziu área devido à seca e, com isso, passou a demandar grande quantidade de outras regiões. 

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: