segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Batata: Irati e de Sudoeste terminam plantio e devem ofertar em novembro


Irati (PR), região produtora de batata, encerrou na última semana o cultivo da safra das águas 201/13, atividade que iniciou em setembro. Geralmente, em setembro, o volume cultivado de batata na região é um pouco menor, mas neste ano produtores optaram por plantar uma área um pouco maior nesse mês por conta das boas condições climáticas. Durante todo o plantio em Irati, produtores não encontraram dificuldades para a prática, assim, é esperada boa produtividade na região. Irati deve iniciar a colheita da safra das águas em novembro. 

Enquanto os paranaenses focam na safra das águas, o Sudoeste Paulista concentram suas atividades na safra de inverno 2013. Até o fim do mês, produtores desta região devem cultivar toda a safra de batata prevista. Houve chuvas durante o plantio no Sudoeste Paulista, o que chegou a comprometer as atividades no campo, mas sem trazer danos à produção futura. Assim como Irati, o Sudoeste Paulista deve iniciar a colheita também em novembro. Tudo indica que a oferta de batata tende a ser elevada no fim do ano.

Cebola e cenoura: baixa produtividade e elevada oferta reduzem preço

Por conta da elevada produtividade e da boa oferta, os preços da cenoura alcançaram os menores preços do ano na Ceagesp. Na média da última semana, a caixa “suja” com 20 kg de cenoura foi comercializada no atacado por R$ 17,12. Na roça, produtores têm comercializado a raiz a preços abaixo do custo. 


Produtores de cebola também estão enfrentando um período de baixa remuneração. Isso porque também há elevada disponibilidade do bulbo no mercado, tendo em vista a boa produtividade nas roças devido ao bom comportamento climático. A previsão é que a oferta de cebola e de cenoura reduza em novembro. 
Foto: Walmir Varela
Maçã: Florada e polinização seguem a todo vapor no Sul

Nas últimas semanas, o clima tem sido favorável para as atividades de campo dos pomares de maçã do Sul. As regiões de São Joaquim (SC), Fraiburgo (SC) e Vacaria (RS) não têm enfrentado adversidades climáticas. Com isso, a florada e a polinização dos pomares dessas regiões estão com bom ritmo, com previsão de término para o final de outubro. 


Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: