segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Abaixo do custo, preço da cebola pode começar a subir


Os preços da cebola, que estão abaixo os custos de produção, podem começar a esboçar reação nas próximas semanas. Isso porque produtores de Monte Alto e São José do Rio Pardo (SP) finalizaram a colheita da safra 2013 na semana passada, e Minas Gerais e Goiás diminuíram o volume ofertado.

O que explica a baixa remuneração da cebola em São Paulo é o aumento de área pelo segundo ano consecutivo, o que acumulou oferta do produto no mercado. Os valores foram tão baixos nesta temporada que alguns produtores chegaram até a abandonar algumas lavouras. Na média da safra paulista, os preços foram de R$ 0,46/kg, valor 51% menor que o preço praticado na safra 2012.

Com esse cenário, alguns produtores estão desmotivados e com pouco capital para investir na próxima safra. Assim, as estimativas iniciais indicam que a área destinada ao plantio de cebola na região deve reduzir em 2014.


Já a região do Cerrado, que engloba Minas Gerais e Goiás, deve encerrar suas atividades dentro de 15 dias. Além disso, os produtores da região Sul do País estão armazenando suas mercadorias na expectativa de uma reação dos preços. Assim, a tendência é que o volume de bulbos no País continue reduzindo, o que pode resultar em valorização do produto.

Chove no RN/CE, mas abaixo do ideal

Choveu na última semana no Rio Grande do Norte/Ceará, polo produtor de melão. Embora o acumulado de chuva não tenha sido o suficiente para repor os níveis de água nos poços, as precipitações foram um incentivo para melonicultores.

Para o mês de dezembro, porém, o cultivo do melão ainda é incerto, visto que há receio de escassez de águas nos poços.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: