segunda-feira, 31 de março de 2014

Falta de chuva interfere no plantio de batata


Com baixo volume de chuva, produtividade no Sul de MG pode ser menor

O Sul de Minas Gerais encerrou o plantio da safra das secas 2014 na semana passada. O principal problema durante as atividades foi a seca e calor. Como as áreas nesse período não são irrigadas, a produtividade das primeiras batatas colhidas em maio deverá ser mais baixa. 

A colheita desta safra deve iniciar em maio, mas alguns produtores já podem realizar as primeiras catas no final de abril, visto que alguns iniciaram o plantio mais cedo. De qualquer forma, essa área que pode ser adiantada será pequena.

Enquanto os mineiros já encerraram o plantio, as atividades seguem intensas no Sudoeste Paulista e em Cristalina (GO). Na região paulista, as atividades começaram com atraso devido à falta de chuvas em fevereiro, contudo, com o maior volume de precipitações em março, o plantio foi regularizado. Cristalina também enfrentou problemas com a falta de chuva, aumentando a incidência de mosca branca em algumas áreas, mas sem grandes danos. 

Cristalina deve começar a colheita em abril, enquanto, o Sudoeste Paulista, em maio. 

Preço mínimo da laranja sobe para R$ 11,45

Dentre as notícias envolvendo a citricultura, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o aumento do preço mínimo da caixa de 40,8 kg de laranja para R$ 11,45 na safra 2014/15. Na temporada passada, o valor mínimo era de 10,10/cx. Apesar de o valor ainda ser considerado baixo, o setor vê a medida como positiva. 

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil




Nenhum comentário: