segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MG envia prata para a Europa

Nesta semana, Portugal receberá o primeiro contêiner de banana prata produzida na região Norte de Minas Gerais. Após dois anos de pesquisas para encontrar o ponto certo de colheita, assim como para desenvolver técnicas de refrigeração ideais para que a fruta chegasse em boas condições para consumo na Europa, o embarque foi finalmente efetuado no dia 15 de outubro.

O projeto, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) com apoio do Sebrae/MG, objetiva abrir portas para a exportação da fruta mineira. Caso bem sucedido, a região será a primeira do País a exportar a variedade prata.

Além do norte mineiro, Santa Catarina também exporta bananas, mas para os países do Mercosul.

Laranja irrigada custa até R$ 5,00/cx a mais no mercado de mesa

Citricultores paulistas continuam preocupados com a falta de chuvas, que vem prejudicando a qualidade das frutas de mesa. Neste fim de semana, algumas localidades do estado receberam chuvas um pouco mais intensas, enquanto, em outras, as precipitações ainda foram insignificantes.

As laranjas murchas e de menor tamanho são menos aceitas e acabam tendo preços mais baixos. Em alguns casos, a diferença de valor entre a fruta irrigada e a de sequeiro chega a R$ 5,00/cx de 40,8 kg no mercado in natura de São Paulo.

Um alento é a previsão de chuvas para esta semana nas regiões paulistas, cujos volumes devem ser mais significativos que os verificados na maior parte do mês de outubro. Segundo a Somar Meteorologia, em Limeira, deve chover 74 mm entre o dia 1º e 9; em Araraquara, 96 mm, enquanto em Avaré são esperados 75 mm. Já em Bebedouro, o acumulado no período deve ser menor, de 42 mm.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

 

Nenhum comentário: