quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 - Clima afeta qualidade e preços da fruticultura

O clima foi um dos grandes responsáveis por afetar a produção de frutas em 2014. O calendário de produção, a oferta e a qualidade foram influenciados especialmente diante da forte seca no Sudeste e Nordeste e chuvas em excesso no Sul. Com isso, o Hortifruti/Cepea traçou um panorama do impacto do clima na produção de frutas ao longo deste ano. Confira a seguir.

SUL E SUDESTE – Entre as frutas colhidas na primeira parte do ano, houve prejuízos à qualidade da manga e perdas de produção da banana em São Paulo. No Sul, as altas temperaturas de janeiro resultaram em queda de frutos verdes e queimadura pelo sol para a cultura da maçã. As chuvas de verão ocorreram com mais intensidade somente no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul. No estado capixaba, houve alagamento de algumas áreas de mamão, acarretando perdas.

Já para as frutas colhidas no segundo semestre, como o mamão, a banana, a manga e os citros, o principal dano decorrente da falta de chuva foi o baixo calibre. No caso dos cítricos, as frutas murcharam e parte da produção paulista teve sua colheita adiantada, sendo vendida basicamente a indústria. A uva de Jales (SP) e Pirapora (MG) enfrentou o excesso de calor, que reduziu a produtividade dos parreirais e dificultou o ganho de cor das bagas, sobretudo das variedades benitaka e rubi.

Com a falta de água em SP, os pomares de manga e citros passaram por grande estresse hídrico. Assim, as primeiras chuvas que chegaram em setembro no Sudeste induziram as floradas dessas culturas. Porém, a irregularidade das precipitações dificultou o “pegamento” das flores e enchimento dos frutos, o que pode ocasionar prejuízos à safra 2014/15 de manga e 2015/16 de citros. No Sul, a maçã também teve problema com o “pegamento” das flores, desta vez causado pelo excesso de chuva durante a polinização.

NORDESTE – a situação mais crítica foi vista em Mossoró (RN), onde se cultiva melão, e em Livramento de Nossa Senhora/Dom Basílio (BA), região produtora de manga. Nessas praças, as chuvas não são regulares há pelo menos três anos e, em 2014, houve redução de área de cultivo e também queda da produtividade. No Vale do São Francisco (BA/PE), a produção de uva diminuiu no segundo semestre deste ano frente a 2013, podendo chegar em quebra de 20%, mas a causa foram as chuvas ocorridas em abril/maio, durante a brotação. O calor excessivo no final de 2014, por sua vez, está causando abortamento de flores, o que deve influenciar a safra do Vale no primeiro semestre de 2015. Para as demais frutas deste polo produtor, a rentabilidade foi positiva, sem grandes impactos do clima sobre a produção.
Na próxima semana, a Hortifruti Brasil publicará no blog o release sobre os impactos do clima nas hortaliças.
 
Por Equipe Frutas - Hortifruti/Cepea
 

Nenhum comentário: