segunda-feira, 23 de março de 2015

Chuva interfere no plantio de cebola e na colheita de manga em SP

Produtores de cebola de São José do Rio Pardo e Monte Alto (SP) iniciaram o plantio da nova safra há 15 dias. Tem chovido significativamente em todo o estado nas últimas semanas, o que tem amenizado a forte seca que o estado se encontrava. Porém, as precipitações podem vir a atrasar o calendário paulista.

Para que o plantio ocorra normalmente, é importante que as chuvas sejam um pouco menos volumosas nos próximos dias, apenas o necessário que permita os cebolicultores a continuar as atividades. Entretanto, segundo as previsões da Somar Meteorologia, esta será mais uma semana chuvosa em ambas as praças paulistas. A área, por sua vez, não deverá aumentar nesta temporada, podendo até mesmo cair. Isso porque produtores têm encontrados dificuldades em conseguir crédito e financiamentos nos bancos.

Caso as atividades de plantio ocorram conforme o calendário planejado, a expectativa é que a colheita de cebola em São José do Rio Pardo e Monte Alto seja realizada em julho, atingindo pico de safra em agosto.

Manga paulista é prejudicada pela chuva

O clima chuvoso em São Paulo também interferiu no setor de manga. A umidade tem prejudicado a qualidade das poucas mangas que restam nos pomares de Monte Alto/Taquaritinga. Segundo produtores, a fruta está manchada e, devido às frequentes chuvas que estão ocorrendo nas últimas semanas, torna-se difícil o tratamento fitossanitário.

Mesmo assim, com a baixa disponibilidade de manga na região, produtores estão conseguindo escoar suas frutas com facilidade ao mercado. Além disso e como de costume, as vendas para a indústria aumentaram no final da safra, mas com a baixa oferta de manga da região, a indústria está processando a fruta apenas uma vez por semana. Das frutas que estão nos pés, restam as variedades palmer e keitt para serem colhidas.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil
 

Nenhum comentário: