segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sul encerra safra de cebola no azul

Produtores de Ituporanga (SC), uma das principais regiões produtoras de cebola do País, estão no fim da safra de cebola. Até a semana passada, os preços seguiram em bons patamares ao produtor. A média da cebola beneficiada foi de R$ 47,20/sc de 20 kg para a caixa 3, alta de 1,3% em relação à semana anterior. Já o preço médio do quilo do bulbo foi comercializado por R$ 2,00/kg.

Os últimos lotes ofertados em Ituporanga tiveram elevado descarte, devido ao longo período de armazenamento. Esse cenário ainda foi associado ao fato de, durante a temporada, o clima foi chuvoso e, com isso, aumentou o índice de doenças no pós-colheita. Apesar do elevado descarte, a qualidade dos bulbos da praça catarinense estava satisfatória nas últimas semanas, pois eram os bulbos colhidos até o final de janeiro, quando choveu em menos intensidade e, portanto, com menos problemas como bico d’água e podridão.

Com Ituporanga finalizando a safra, apenas alguns produtores do Vale do São Francisco têm oferecido a cebola, adiantando a colheita com a intenção de aproveitar os bons preços no mercado. No entanto, uma parte dos bulbos foi colhida antes de atingir o ciclo completo, e com isso não apresenta o padrão ideal de qualidade.

Por enquanto, a oferta de cebola do Nordeste é bem baixa. Até maio, produtores do Nordeste devem colher apenas 5% da área total da região deve ser colhida. O pico de oferta deverá ocorrer entre os meses de junho e julho, quando serão colhidos cerca de 50% do volume total da safra. Além do Nordeste, as praças de Piedade e Divinolândia (SP) devem dar início à sua colheita e comercialização de bulbinhos entre o final de maio e início de junho.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

 

Nenhum comentário: