segunda-feira, 25 de maio de 2015

Melancia miúda valoriza 106% na Ceagesp


As vendas de melancia aumentaram um pouco na última semana na Ceagesp. Já a oferta segue baixa. Esse cenário fez com que as melancias, especialmente a miúda (menor que 10 kg), valorizassem significativamente. As cotações da fruta deste calibre subiram 106,3% na última semana em comparação com a passada, fechando a R$ 0,82/kg. A boa valorização da melancia miúda ocorreu devido à sua quase ausência nas lavouras que estão colhendo atualmente.

Os preços da melancia graúda (maior que 12 kg) também subiram, e foi negociada na central atacadista a média de R$ 1,16/kg, alta de 23,7% na mesma comparação.

Conforme atacadistas, neste período era para haver uma maior quantidade de frutas provenientes de Goiás, mas devido aos problemas durante o plantio, o volume colhido ainda é restrito na região. A oferta de melancia em Itápolis (SP) se torna cada vez mais escassa. Segundo colaboradores, apesar da excelente qualidade, o volume colhido já é bem baixo, e a safra deve se encerrar nos próximos dias.

Para esta semana, apesar de a oferta seguir baixa, os preços podem até recuar um pouco, visto que o período de final de mês normalmente retrai a demanda pela fruta, além dos preços já estarem a nível elevado para o consumidor.

Citros: Fundecitrus estima safra de SP e Triângulo em 278,99 milhões

No dia 19 de maio, o Fundecitrus divulgou a sua primeira estimativa de safra do estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro. Segundo a entidade, o cinturão citrícola deve colher 278,99 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja na safra 2015/16, considerando-se todas as floradas ocorridas. Com a seca de 2014, o “pegamento” das primeira e da segunda floradas foi limitado em muitos pomares, mas a terceira e a quarta aberturas tiveram melhor desenvolvimento.

Ainda de acordo com o Fundecitrus, 28,78 milhões de caixas correspondem à terceira e a quarta floradas, que deverão ser colhidas no início de 2016. O Fundecitrus fará reestimativas em setembro e dezembro de 2015 e em fevereiro e abril de 2016. 

Ao assumir a responsabilidade pela estimativa de safra de laranja, o Fundecitrus presta importante contribuição ao setor. Em suas divulgações, há detalhamentos não contemplados no trabalho de outras entidades.

 Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: