terça-feira, 13 de outubro de 2015

Racionamento de água no Vale do São Francisco é adiado para fim de novembro

Reservatório de Sobradinho / Foto: Divulgação
O racionamento de água no Vale do São Francisco (BA/PE), previsto para acontecer a partir do final deste mês, foi suspenso, segundo nota divulgada pelo Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) na última semana.

O aumento da vazão da barragem Três Marias para 500 m3/s desde o 28 de setembro possibilitará a manutenção dos níveis toleráveis para captação no reservatório de Sobradinho, o que permite, então, que a água não seja racionada por ora. Além disso, a previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é de que Sobradinho, o principal reservatório baiano, atingirá a cota de 380,8 metros em 30 de novembro, sendo este volume suficiente para que ocorram operações de captação.

Assim, produtores do Vale do São Francisco poderão continuar, pelo menos até novembro, com as atividades de irrigação na fruticultura. De qualquer forma, continua o alerta quanto ao uso de água na região: até o final da semana passada, o reservatório de Sobradinho contava apenas com 7,2% do seu volume útil.

A possibilidade de racionamento preocupava os produtores de fruta da região, que poderiam ter a produção prejudicada. No caso do melão, por exemplo, apesar de não terem que racionar água, produtores já têm dificuldade para irrigar a cultura, de modo que a área destinada ao plantio da fruta já é menor.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: