segunda-feira, 12 de abril de 2010

Chuva e frio reduzem consumo de frutas e hortaliças no Brasil

O fator clima foi determinante para o mercado das frutas na última semana. A queda de temperaturas e o tempo mais frio em boa parte do Brasil fizeram com que os consumidores reduzissem suas compras de laranja, banana, mamão e uva. Como se não bastasse o clima mais frio reduzir o consumo, a chuva também interferiu no trabalho de campo de produtores de maçã, melão e manga, que encontraram dificuldades em colher maiores volumes e destinar ao mercado doméstico.

Quanto ao mercado das hortaliças, os produtos analisados pela Equipe Hortifruti do Cepea tiveram bom desempenho na última semana. Tanto a cebola quanto a cenoura tiveram oferta menor nos últimos dias devido à proximidade do fim da colheita nas principais regiões produtoras, o que fez os preços subirem. No caso da batata, a melhor qualidade na região do Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba (MG) em relação às demais regiões ofertantes possibilitou a valorização do tubérculo.

Cenário oposto ocorreu apenas para o mercado de tomate, que apresentou preços mais baixos na semana passada. Houve pouca procura por tomate nos últimos dias, o que reduziu os preços. A cotação do tomate só não foi menor pois a queda das temperaturas acabou “segurando” a maturação do fruto, o que reduziu a oferta nas roças.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: