segunda-feira, 19 de abril de 2010

Com chuva, produtores colhem menos fruta no Nordeste

A chuva na região Nordeste do Brasil acabou interferindo na colheita das frutas na última semana, como o mamão, manga e melão. Com o clima chuvoso, as atividades de campo tiveram de ser reduzidas. Assim, a menor oferta de frutas deu margem para o aumento dos preços.

Se a chuva reduziu a oferta no Nordeste, a aproximação do fim da safra no Sudeste fez com que produtores de banana e uva ofertassem pouca mercadoria na última semana. Bananicultores do Vale do Ribeira (SP) e de Santa Catarina estão com pouca oferta nas roças, o que chegou a interferir até no volume exportado. Já as regiões paulistas de Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo, produtoras de uvas, estão “nos finalmentes”, devendo finalizar a safra no fim de abril.

A queda de temperaturas no Sudeste fez com que o consumidor optasse menos pela laranja. Aliado a isso, o aumento do volume ofertado tem pressionado os valores tanto da laranja pêra quanto das precoces.

No caso da maçã, produtores do Sul do País estão vendendo a fruta a preços bem mais baixos em comparação com o mesmo período de 2009. Os menores preços são resultados do maior volume disponível da fruta no mercado interno desde o início do ano. A expectativa é que os preços comecem a reagir em maio, quando encerrar a colheita de fuji e a oferta estiver mais limitada no Sul.

Quanto ao mercado de hortaliças, as cotações do tomate,da batata e da cebola subiram na última semana. Com as temperaturas mais frias dos últimos dias, a maturação do tomate acaba sendo mais lenta. Assim, o produtor que tiver o produto com melhor qualidade acaba se beneficiando com melhores preços. Já a batata de boa parte das regiões ofertantes, com exceção do Rio Grande do Sul, ainda não atingiu desenvolvimento ideal que permita a colheita. Para a cebola, produtores sulistas controlaram a oferta restante como uma saída para a valorização dos preços.

Apenas a cenoura foi a hortaliça que ficou mais barata. Produtores acabaram adiantando a colheita, não dando tempo para que a raiz se desenvolvesse adequadamente.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: