segunda-feira, 7 de junho de 2010

Temperaturas caem ainda mais e causam geadas em pomares de maçã


Os termômetros caíram ainda mais no Brasil nos últimos dias, e algumas capitais registraram as menores temperaturas do ano nesta madrugada. Além de dias mais frios, a temporada do frio acaba trazendo também preocupação aos produtores.

No Sul do País, a região produtora de maçã de São Joaquim (SC) sofreu com geadas na semana passada. Este fenômeno atrapalhou o fim da colheita para produtores que ainda estavam realizando atividades no campo. Devido ao elevado grau de maturação das frutas que ainda estão sendo colhidas em São Joaquim, produtores tiveram de embalar a fruta e logo destiná-las às vendas. Caso contrário, devem ser destinadas à indústria de suco.

Além de afetar as atividades de campo nos pomares de maçã do Sul, o clima frio continuou limitando as vendas de outros hortifrutícolas na última semana, como tomate, batata, cenoura e mamão. Esse cenário é comumente observado no inverno.

A exceção continua sendo para a banana e para a laranja, especialmente para a variedade poncã, que tiveram suas vendas aquecidas na última semana. Ainda é pouca a oferta da banana em quase todas as regiões produtoras. Para a poncã, a oferta limitada de outras variedades de laranja acaba induzindo em maior consumo da tangerina.

Dentre outros mercados, começou na semana passada a safra de cebola no Centro-Oeste. Cristalina (GO) e Brasília (DF) registraram chuvas durante o plantio das cebolas, mas mesmo assim as primeiras colheitas nessas regiões apresentaram bons resultados, com cebolas de boa qualidade.

Por outro lado, a oferta de manga, melão e uva esteve reduzida na última semana. A colheita de manga está limitada no Vale do São Francisco, enquanto que no Rio Grande do Norte e no Ceará é entressafra de melão. Para a uva, Paraná está ofertando pouca uva ao mercado devido à redução da safra em Marialva, que deve seguir com colheita escalonada até julho.

Nenhum comentário: