segunda-feira, 31 de maio de 2010

Batata: Após recordes de preços, cenário começa a mudar

Os preços da batata têm animado muitos produtores neste ano de 2010. No início de março deste ano, a equipe de analistas de mercado de batata da Hortifruti Brasil levantou os maiores preços desde o início das pesquisas sobre a batata no Cepea, em 2001. Alguns atacadistas de Belo Horizonte (MG) foram contemplados com preços de até R$ 200,00/sc de 50 kg em março deste ano.

O cenário tem mudado nas últimas semanas e, especialmente, na última. O clima firme em todas as regiões produtoras, a intensificação da colheita da safra das secas e o restante de batata da safra das águas resultaram em um volume maior no mercado nos últimos dias. Resultado: os preços da ágata especial padrão ágata desvalorizaram 40% na média da semana passada, a R$ 61,25/sc de 50 kg, na roça. Mesmo com grande oferta e a preços mais baixos, a demanda esteve desaquecida devido ao período de fim-de-mês, quando o consumo é tipicamente menor. Com a intensificação da colheita na região do Sudoeste Paulista, as cotações podem ser ainda mais pressionadas nesta semana.

Há um bom volume disponível no mercado também de outras hortaliças, como cenoura, cebola e tomate. Assim como para a batata, as vendas estiveram moderadas também para estas hortaliças, visto a baixa aquisição no período de fim-de-mês. Particularmente, muitos tomates colhidos na última semana foram enviados ao mercado ainda verdes, já que o frio “segura” a maturação dos frutos.

Para o mercado de frutas, o consumo continuou reduzido nos últimos dias. Dias mais frios e o período de fim-de-mês reduziram o consumo, como verificado nos mercados de maçã, mamão, manga, melão e uva.

Quem conseguiu resistir ao frio e ao período de baixo consumo foram a banana e a tangerina poncã. Houve pouca oferta de banana nos últimos dias, o que induziu em maior procura pela fruta. A tengerina poncã, de sabor diferenciado e fácil manuseio, também foi bastante procurada na última semana, mesmo apresentando preços maiores em relação ao mesmo período do ano passado.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: