segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Chuva, ainda, não preocupa cebolicultores

Na última semana choveu nas principais regiões produtoras de cebola do Sul do País: Irati (PR) e Ituporanga (SC). A umidade não chegou a prejudicar a qualidade dos bulbos, mas desacelerou as atividades de campo. Esse cenário chega ser vantajoso ao setor devido aos atuais baixos preços da cebola. O receio é a continuidade das chuvas nas regiões sulistas, pois pode comprometer o processo de pré-cura realizado pelos produtores na roça.

Os impactos do clima foram mais danosos nas roças de maçã. Na semana passada, pomares de maçã de Fraiburgo (SC) foram atingidos por granizo. Há duas semanas, a ocorrência de granizo já tinha trazido prejuízo às regiões de Vacaria (RS) e de São Joaquim (SC). Ainda não há estimativas da perda total da fruta em Fraiburgo, mas agentes comentam que os pomares mais afetados podem ter perdido até 80% da produção.

Quanto ao mercado, no geral, o clima chuvoso nos principais centros consumidores aliado ao período de fim-de-mês reduziu o movimento do mercado, com vendas calmas de frutas e hortaliças. O cenário pode ser um pouco mais otimista nesta semana, período quando boa parte dos consumidores recebe salário e, inclusive, décimo terceiro.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: