terça-feira, 16 de novembro de 2010

SP diminui o processamento de laranja e inicia o de manga

Com a oferta de laranja bastante reduzida no estado de São Paulo, algumas unidades processadoras de suco já começaram a encerrar as atividades. Essa antecipação está relacionada à forte quebra na safra de laranja paulista 2010/11 e à aceleração da colheita nos últimos meses, em função da estiagem prolongada.

Enquanto a moagem de laranja perde ritmo, é iniciado processamento de manga paulista. As plantas processadoras de manga não são mesmas de laranja. Segundo levantamentos do Cepea, um volume significativo de manga deve começar a ser entregue à indústria processadora da fruta nesta semana, uma vez que a maturação começa a atingir o grau ideal para produção de polpa. Em Monte Alto e Taquaritinga (SP), a colheita de tommy atkins foi intensificada na semana passada e a de palmer deve iniciar no final do mês. Para as demais frutas, o mercado seguiu praticamente estável. A exceção foi o mamão, cujo preço reagiu expressivamente devido à diminuição do excedente da oferta.

Quanto às hortaliças, o volume de batata seguiu limitado em mais uma semana de “mercado de chuva”, de modo que os preços seguiram firmes. Para a cebola, os preços nas roças mineiras, goianas e do Vale do São Francisco e de Mossoró (RN) reagiram na semana passada, devido ao restrito volume de bulbo de qualidade satisfatória nessas regiões. De qualquer forma, o preço médio recebido pelo produtor durante toda a temporada de cebola destas regiões é abaixo do esperado pelo produtor para recuperar os investimentos na cultura.

Nenhum comentário: