A maior procura por batata na Semana Santa é comum por conta do consumo do bacalhau, no qual a batata é o principal acompanhamento. A diferença é que em 2011 as vendas do tubérculo estão maiores do que no ano passado por conta da maior oferta aliada à expectativa de aumento das vendas do bacalhau.
A importação de bacalhau, em março, foi 18% superior ao mesmo mês de 2010, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Outro indicador de aumento das vendas do pescado é a expectativa dos supermercados comercializarem 10% a mais este ano do que no ano passado por conta dos preços mais baixos ao consumidor.
Diante desse cenário promissor, produtores de batata aumentaram o ritmo de colheita nas últimas semanas. Na passada, a entrada de caminhões no atacado paulistano foi em média 98 caminhões/dia, 38% superior à média da semana anterior. A batata especial padrão ágata foi vendida no atacado paulistano a uma média de R$ 69,34/sc de 50 kg – alta de 20% frente a semana anterior. Com a possível retração da demanda nesta semana aliada à previsão de poucas chuvas, é aguardada desvalorização do tubérculo.
Também procurado na semana passada, o mercado de lima ácida tahiti foi mais firme na semana passada, conforme produtores e atacadistas. Com o maior consumo de peixe devido à Semana Santa, as vendas de tahiti aumentaram devido ao seu frequente uso para temperar pescados.
Enquanto mercado esteve atrativo para a batata e para a tahiti, para as demais frutas e hortaliças focos da Hortifruti Brasil foram mais fracas. Alguns varejistas já haviam antecipado suas vendas na semana anterior à da Semana Santa para compensar o pouco movimento esperado durante os feriados.
Por Juliana Silveira, Rodrigo Nardini e Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil
A importação de bacalhau, em março, foi 18% superior ao mesmo mês de 2010, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Outro indicador de aumento das vendas do pescado é a expectativa dos supermercados comercializarem 10% a mais este ano do que no ano passado por conta dos preços mais baixos ao consumidor.
Diante desse cenário promissor, produtores de batata aumentaram o ritmo de colheita nas últimas semanas. Na passada, a entrada de caminhões no atacado paulistano foi em média 98 caminhões/dia, 38% superior à média da semana anterior. A batata especial padrão ágata foi vendida no atacado paulistano a uma média de R$ 69,34/sc de 50 kg – alta de 20% frente a semana anterior. Com a possível retração da demanda nesta semana aliada à previsão de poucas chuvas, é aguardada desvalorização do tubérculo.
Também procurado na semana passada, o mercado de lima ácida tahiti foi mais firme na semana passada, conforme produtores e atacadistas. Com o maior consumo de peixe devido à Semana Santa, as vendas de tahiti aumentaram devido ao seu frequente uso para temperar pescados.
Enquanto mercado esteve atrativo para a batata e para a tahiti, para as demais frutas e hortaliças focos da Hortifruti Brasil foram mais fracas. Alguns varejistas já haviam antecipado suas vendas na semana anterior à da Semana Santa para compensar o pouco movimento esperado durante os feriados.
Por Juliana Silveira, Rodrigo Nardini e Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário