segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fruta verde reduz preço da laranja no mercado doméstico


As cotações médias semanais das laranjas hamlin e pêra, destinadas ao mercado doméstico, recuaram em torno de 8% na última semana frente à passada. Além da tendência natural da queda dos preços por conta da entrada da safra paulista 2011/12, a queda das cotações também se deve à maior oferta de frutas abaixo do ponto ideal de maturação, diminuindo a procura do consumidor por conta da qualidade.

Por outro lado, a lima ácida tahiti está com boa qualidade. No entanto, a oferta elevada não tem permitido a sustentação das cotações, as quais caíram 13% na média da semana passada em comparação com a anterior. A expectativa é que a oferta de lima ácida tahiti reduza significativamente a partir de junho.

Na última semana, ocorreu um dos principais eventos ligados ao setor da lima ácida tahiti, o 12º Dia do Limão Tahiti, em Cordeirópolis/SP. Uma das participantes do evento, a Dra. Margarete Boteon, pesquisadora do Cepea/ESALQ-USP, proferiu a palestra Limão Tahiti: cenário econômico, mostrando o atual cenário do mercado da fruta no Brasil e também o panorama internacional.

Para saber um pouco mais sobre as perspectivas do mercado de lima ácida tahiti, a palestra está disponível no site do Cepea, clicando aqui.

Margarete Boteon e Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: