segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

2012 começa aquecido para alguns HFs


Algumas frutas e hortaliças analisadas pela Hortifruti Brasil começaram 2012 com o pé direito. Conforme pesquisas do Hortifruti/Cepea, as vendas foram aquecidas nas primeiras semanas do ano para batata cebola, tomate, manga e mamão.

Dentre os motivos para o bom movimento do comércio são a pouca disponibilidade, como é o caso de batata, cebola, manga e mamão, e também problemas climáticos que impedem o avanço da colheita, como no setor de tomate.

Clima traz preocupação ao setor

Outro ponto que vem marcando o início de 2012 é o receio quanto ao clima, ora seco no Sul, ora úmido em todo o Sudeste.

Em Guarapuava (PR), região produtora de batata, a baixa umidade não tem sido problema nas lavouras irrigadas. Nestas, produtores informaram que há boa produtividade. Já nas roças onde não há irrigação, há comprometimento com o desenvolvimento das batatas, podendo causar redução na produtividade.

Em cenário oposto, o excesso de chuva tem prejudicado a safra de tomate de Venda Nova do Imigrante (ES). Parte dos frutos colhidos está com problemas de qualidade, como frutos manchados e podridões. Além disso, o excesso de umidade está dificultando a pulverização nas lavouras.

O excesso de chuva observado no Espírito Santo já está prejudicando a qualidade do mamão, especialmente em Linhares (ES). Essa elevada umidade propicia um ambiente favorável para a proliferação de doenças, sendo que uma parcela das frutas está apresentando pinta-preta, antracnose e chocolate. Mamonicultores acabam descartando essa parcela de frutas, pois elas não têm aceitação no mercado.

EUA suspende importação de suco de laranja brasileiro

Na semana passada, os Estados Unidos suspenderam as importações de suco de laranja do Brasil. Conforme a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), a razão é a quantidade de carbendazim (derosal) existente no suco em torno de 35 ppb (parte por bilhão). O limite permitido de carbendazim naquele país é de 10 ppb.

Todo suco brasileiro que entrar no país, será fiscalizado pela FDA, que emitirá um parecer de sua entrada ou não no país norte-americano.

O uso carbendazim, substância encontrada em fungicidas, são utilizadas por produtores nos pomares de laranja do estado de São Paulo para combater a pinta-preta e estrelinha. Seu uso, conforme a CitrusBR, é liberado no Brasil, Canadá, Japão e Europa. Nos EUA, no entanto, desde 2009, somente os pomares de maçã têm autorização para utilizá-lo.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: