terça-feira, 10 de junho de 2014

Forte chuva no Sul não causa perdas em batata; colheita é paralisada

O Sul do Brasil vem sendo castigado pelas fortes chuvas que ocorrem desde o último fim de semana nos três estados da região, principalmente no Paraná. As enchentes deixaram milhares de pessoas desabrigadas, causando até mortes.
 
Até o momento, as lavouras de batata localizadas no Sul não chegaram a ser perdidas pelas tormentas. As praças produtoras do Sul estão em atividade de colheita da safra de inverno e, por conta da umidade, produtores de Água Doce (SC) e da região de Curitiba (PR) estão com difícil acesso às roças, interferindo no volume colhido.
 
As chuvas poderão reduzir a partir desta quarta-feira na região Sul e, caso o tempo voltar a firmar, produtores dessas regiões retomarão a colheita.
 
O impacto das chuvas ainda não refletiram nos preços. Na última sexta-feira, a saca de 50 kg de batata padrão ágata especial foi negociada a R$ 96,00, enquanto que, nesta terça-feira, os valores estiveram mais baixos, em torno R$ 83,00/sc. Até o fim de semana, entretanto, a interrupção da colheita em algumas regiões no início desta semana poderá resultar em menor volume de batata no mercado, impulsionando os preços.
 
Por Daiana Braga - Colaboração: Amanda Rodrigues da Silva

Nenhum comentário: