segunda-feira, 23 de junho de 2014

Copa ainda não estimula consumo de HF em hotéis e restaurantes

Foto: Reprodução

A comercialização de frutas e hortaliças tem sido considerada fraca por muitos agentes de mercado consultados pela Hortifruti Brasil desde a última semana. Um dos principais motivos são os jogos da Copa do Mundo no Brasil, que faz com que muitos brasileiros reduzam seu expediente de trabalho no intuito de acompanhar os jogos, dando preferência para o consumo de outros alimentos e bebidas. Estabelecimentos comerciais também fecham mais cedo durante os dias dos jogos da Seleção Brasileira. É o que deve ocorrer nesta segunda-feira, (23), dia de jogo do Brasil às 17h.

Além disso, e especialmente na última semana, o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (19), também interferiu no movimento do mercado. Sem contar também a chegada do inverno no último sábado (21), o que trouxe temperaturas mais baixas em parte do Brasil, condição que normalmente já é um motivo para se consumir menos hortifrutícolas, especialmente as frutas.

Desta maneira, muitos atacadistas tiveram que reduzir seus pedidos para que não acumule mercadorias nos boxes, já que está baixo o fluxo de comercialização.

Havia a expectativa de que a demanda por frutas (como melão, mamão e banana) pelos hotéis e restaurantes, que têm recebido um maior número de turistas estrangeiros e também brasileiros desde o início da Copa do Mundo, pudesse aumentar. Mas, até o momento, o evento esportivo ainda não trouxe benefícios ao setor.

A perspectiva dos comerciantes para esta semana não deve mudar. Ou seja, muitos consumidores ainda optarão por consumir moderadamente as frutas e hortaliças, dando preferência para outros alimentos, como aperitivos e bebidas alcóolicas. Também é a última semana de junho, o que tipicamente já é um período de comércio reduzido.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: