sexta-feira, 11 de março de 2016

Enchentes causam perdas significativas na Ceagesp; melancia é a mais afetada

Foto de leitor enviada via WhatApp
Na manhã desta sexta-feira (11/03), atacadistas encontraram a Ceagesp debaixo d’água. Fortes chuvas ocorreram nesta madrugada na capital paulista, causando alagamento no entreposto. Segundo atacadistas consultados, além de prejudicar o trafego de caminhões, as chuvas afetaram sobretudo o setor das frutas, especialmente a melancia. As perdas podem chegar a 70% do total de melancias disponíveis para comercialização – em alguns boxes, contudo, as perdas foram de 100%.

A área de comércio de melancia na Ceagesp localiza-se nas partes mais baixas e, além disso, a forma de exposição (empilhamento das frutas) deixa-as ainda mais suscetíveis. A comercialização de melancia na Ceagesp foi bastante dificultada na maioria dos boxes, mas há expectativa de retorno das atividades amanhã. Contudo, atacadistas temem a continuidade das chuvas intensas em São Paulo, que podem voltar a causar prejuízos no entreposto. Agências meteorológicas indicam chuvas a qualquer hora durante esta sexta-feira na capital. 

Conforme notícias da imprensa, cerca de 30 toneladas de frutas foram perdidas com as fortes chuvas. Atacadistas das áreas com maior probabilidade d alagamento já tentaram se organizar para a realização de uma reforma (com rateio dos custos), porém não houve aprovação da Ceagesp.

Como norma da Ceagesp, as frutas estão sendo descartadas para eliminar o risco de contaminação.

Ilesos pelas enchentes

Algumas das frutas e hortaliças que passaram ilesas pelas inundações na Ceagesp foram a banana e a cenoura. Os boxes de banana não foram tomados pela água por estarem em um nível superior. Assim, a qualidade das frutas não foi afetada. A consequência para os atacadistas foi o atraso dos carregamentos de banana no dia, situação que deve se normalizar ainda hoje.

Quanto os boxes que comercializam a cenoura, também não foram afetados e os atacadistas da raiz conseguiram vender seus produtos normalmente. 

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil


 

Nenhum comentário: