segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mercado de hortifrutícolas em caminhos opostos

Produtores de batata e de cebola se beneficiaram com melhores preços nas vendas da última semana devido à pouca disponibilidade dessas hortaliças. Para a batata, a oferta está limitada no Sul do País devido ao final da safra em Guarapuava (PR) e Água Doce (SC). Os preços só não estiveram maiores pois atacadistas receavam que o consumidor pudesse diminuir suas compras. No caso da cebola, a oferta limitada em Irecê, na Bahia, acabou sendo destinada principalmente ao mercado nordestino, encarecendo o produto nas demais regiões do Brasil.

Em cenário oposto encontra-se o tomate e a cebola. Produtores de tomate de Mogi Guaçu (SP) iniciaram a colheita nos últimos dias, e deve ocorrer pico de safra de tomate ainda neste mês. Para a cenoura, o clima mais favorável (tempo mais firme e temperaturas amenas) contribuiu para as atividades de campo, favorecendo o aumento de oferta. Assim, quem precisava adquirir cenoura e tomate, acabou encontrando preços mais acessíveis nos últimos dias.

Na cadeia de frutas, produtores de mamão, banana, melão, laranja e maçã foram os que se favoreceram com a melhora do mercado na última semana. As principais regiões produtoras de mamão, Espírito Santo e sul da Bahia, estão com pouca oferta, fato que favoreceu o aumento das cotações. O melão também teve sua oferta reduzida nas lavouras do Rio Grande do Norte e do Ceará devido à finalização da colheita. A banana, por sua vez, teve preços mais acessíveis nas fazendas de Bom Jesus da Lapa (BA), o que acabou reduzindo a procura pela fruta de Minas Gerais. No mercado de laranja, a intensificação de fechamentos de contratos entre produtores e indústrias tem refletido em preços maiores da laranja precoce (principalmente hamlin) negociada no
mercado in natura. Já o consumo de maçãs esteve maior, pois o clima mais firme no Sul do País e o começo de mês influenciaram no consumo.

Aos poucos, a oferta de uva começa a aumentar nas roças do Paraná, devendo atingir pico de safra ainda neste mês no estado. A pouca demanda, no entanto, acabou pressionando as cotações da fruta.

E, para a manga, os preços estão mais baixos nas praças do Vale do São Francisco. A forma que produtores do Vale encontraram para conter uma queda ainda maior dos preços foi realizar a colheita de forma escalonada, com o intuito de “enxugar” a oferta e tentar uma maior remuneração com a manga.

Essas foram as principais informações do mercado de hortaliças. Acompanhe nosso blog para obter mais informações do setor.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: