segunda-feira, 19 de julho de 2010

Chuva e frio reduzem consumo de frutas e hortaliças

Na última semana, os termômetros reduziram novamente, principalmente no Sul do País, região onde foram registradas temperaturas negativas. Junto com o frio, chuvas ocorreram no Sul e também em parte do Sudeste do Brasil. O clima foi um fator que determinou o rumo de alguns mercados, pois reduziu o ritmo de comercialização de alguns produtos hortifrutícolas, a exemplo de batata, mamão e melão.

O clima frio e chuvoso é desfavorável ao consumo de frutas e hortaliças, mas foi benéfico para outras culturas, a exemplo da laranja. As chuvas no Sudeste nos últimos dias foram consideradas importantes para a citricultura, pois em períodos de clima mais seco, a umidade é bem-vinda, pois ajuda na manutenção da qualidade e também no calibre das frutas.

Para esta semana, o clima deve continuar úmido apenas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com risco de geada apenas em algumas áreas do Rio Grande do Sul, conforme as previsões da Somar Meteorologia. Nas demais regiões, o clima será seco em boa parte do Brasil. Por mais que o clima seco não esteja sendo considerado problemático ao setor hortifrutícola até o momento, o retorno delas na primavera pode comprometer a próxima safra.

Nenhum comentário: