segunda-feira, 12 de julho de 2010

Início de mês aquece vendas, mas consumo reduz em julho

Como todo início de mês, a comercialização costuma ser mais aquecida, tendo em vista que é período de recebimento de salários. Assim, o setor de frutas e hortaliças foi contemplado com vendas melhores na última semana.

Por outro lado, o mês de julho costuma ser um período de menor consumo, pois as férias escolares e o período de frio reduzem as vendas. Frutas como banana e maçã, consumidas nas merendas escolares, podem ter suas vendas reduzidas durante o mês de julho, já que as escolas reduzem os pedidos dessas frutas. Apesar disso, não há tendência de quedas significativas nos preços ao produtor, pois a oferta de banana será limitada neste mês, e o Sul está na entressafra de maçã.

Outro fator que pode pressionar as cotações durante o mês de julho, principalmente das hortaliças, é a oferta da safra de inverno de alguns produtos, como cenoura, cebola e tomate.

Quanto ao clima, produtores devem ficar atentos. A Somar prevê chuvas no Sul e parte do Sudeste do País devido à uma frente fria, o que pode comprometer um pouco a colheita nessas regiões nesta semana. Após a frente fria, deve chegar uma massa de ar polar, derrubando as temperaturas. Há previsão de geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no Nordeste, as chuvas devem continuar, como costumeiramente ocorre no inverno.

Nenhum comentário: