segunda-feira, 5 de julho de 2010

Laranja pêra tem maior preço em 15 anos


O preço da laranja pêra fechou o mês de junho na média de R$ 15,13/cx de 40,8 kg, na árvore. É o maior valor médio desde 1995, em termos nominais, quando o Cepea iniciou o levantamento de preços para esta variedade. Além disso, é a primeira vez desde 1997 que há aumento de preços de maio para junho. A valorização da pêra no mercado doméstico em plena safra é atípica e está relacionada ao elevado número de produtores com contratos com as indústrias de suco.

Outros hortifrutícolas que apresentaram preços melhores ao produtor na semana passada foram a banana, cebola, manga e uva.

O norte de Santa Catarina está colhendo banana de boa qualidade, o que tem valorizado a fruta na região. A cebola proveniente do Centro-Oeste também tem apresentado qualidade superior, o que tem atraído compradores para a região. Nos casos da manga e da uva, a pouca disponibilidade dessas frutas nas regiões que colhem no momento é o fator que tem impulsionado as cotações nos últimos dias.

Na contramão, os hortifrutis que apresentaram desvalorização são a batata, cenoura, maçã, melão, mamão e tomate. A desvalorização das cotações é responsável principalmente pela redução da procura durante o fim-de-mês, período em que as compras são reduzidas, e também pelo aumento da oferta desses produtos no mercado. O início do mês pode trazer novamente o consumidor às compras, o que pode contribuir com preços mais atrativos ao setor.

Quer saber as cotações dos 11 produtos analisados pela equipe da Hortifruti Brasil? Então cadastre-se gratuitamente em nossa comunidade clicando aqui para receber as Seções Eletrônicas! Toda segunda-feira são enviados preços dos hortifrutícolas, e os da última semana serão enviados logo mais!

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: