segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chuvas estão voltando em áreas hortifrutícolas

As chuvas estão voltando. E trazem alívio e benefícios à hortifruticultura. Na última semana, ocorreram chuvas em algumas regiões produtoras de frutas e hortaliças, como por exemplo nas roças paulistas de banana e de uva e nas de maçã do Sul do País. Nos bananais, além de contribuir para a vitalidade das plantas e dos frutos, produtores aproveitaram a umidade do solo para realizar tratos culturais. Para a maçã, a chuva favorece principalmente as flores da macieira, que acabaram de abrir. Desde que não seja intensa e frequente, as precipitações não prejudicarão a polinização das flores de maçã.

Mais chuvas, no entanto, serão necessárias, pois o volume pluviométrico na última semana ainda foi insuficiente – a estiagem, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, tem sido bastante severa. De modo geral, o retorno das chuvas é esperado para o início de outubro, conforme previsões de agências meteorológicas. No entanto, mais chuvas devem ocorrer na próxima semana em várias regiões produtoras, o que pode sanar um pouco o déficit hídrico do solo.

Enquanto a chuva começa a dar um pouco de alívio para alguns hortifruticultores, outros seguem preocupados com possíveis quebras de safra. A seca tem prejudicado a produção de manga atkins de Monte Alto e Taquaritinga (SP), mas como o forte na região é a manga palmer, pode não haver redução na safra de manga na região.

Nenhum comentário: