segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Chuva: bom para preço e qualidade


As recentes chuvas em boa parte do Brasil têm contribuído para “enxugar” a oferta na última semana, sobretudo de hortaliças. Com a umidade nas roças, as atividades de colheita foram reduzidas para as culturas de batata, cebola, cenoura e tomate. O solo úmido, no entanto, facilita no momento do plantio e nos tratos culturais, como é o caso dos produtores de cenoura de Minas Gerais.

A oferta mais restrita de hortaliças contribuiu para o avanço dos preços nos últimos dias. Produtos como a cebola do Vale do São Francisco, que estava sendo vendida abaixo do custo, esteve valorizada. O Vale do São Francisco acabou ganhando espaço no mercado do Sudeste por conta das chuvas na região. Já a batata chegou a subir 85% na Ceagesp na semana passada.

Além disso, a umidade traz mais vigor para algumas culturas. Para a laranja, que estava “murcha” ainda nos pés, o clima chuvoso deve contribuir para que a fruta ganhe peso e, inclusive, para o aparecimento de novas floradas, as quais devem ditar a proporção da próxima safra. Pomares paulistas de manga palmer apresentam frutos em crescimento, e a umidade é essencial para garantir seu bom desenvolvimento. Se confirmada para o fim de outubro, a chuva nas regiões produtoras de mamão também pode contribuir para a qualidade da fruta, cuja qualidade está pouco satisfatória.

Mesmo com chuva e temperaturas amenas nesta semana, as apostas são de que o mercado seja mais aquecido para frutas e hortaliças nos próximos dias, já que o consumidor, como maior poder aquisitivo no início do mês, é mais atuante nas compras.

Nenhum comentário: