segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mercado da uva aquece no fim do ano, mas com oferta limitada

Durante as festas de fim de ano, o mercado da uva esteve bastante movimentado, e só não foi melhor pois a oferta esteve controlada principalmente nas regiões produtoras do Paraná e de São Paulo.

Nas regiões paranaenses, (Marialva e norte do estado), a maior demanda pela fruta nas duas últimas semanas de 2010 elevou as cotações das uvas finas. Outro fator que favoreceu a alta no preço das frutas foi a baixa oferta, principalmente na última semana do ano, por conta do adiantamento da safra. A safra adiantou, segundo produtores, devido às podas antecipadas e ao clima mais seco, com maior luminosidade durante o desenvolvimento dos frutos.

Já em São Paulo, no fim de 2010 teve início a safra de uvas finas e rústica em São Miguel Arcanjo e uvas finas em Pilar do Sul (SP). O volume colhido ainda foi bem reduzido e, além disso, alguns lotes foram comercializados com o brix abaixo do ideal. Tanto no Paraná quanto em São Paulo o volume de uva no mercado deve continuar limitado.

De um modo geral, para esta semana, deve haver um bom volume de batata e tomate no mercado. Para a batata, o Sul de Minas e Guarapuava (PR) estão intensificando a safra, enquanto para tomate, o forte calor deve acelerar a maturação dos frutos. Para as frutas, de um modo geral, o mercado deve ser calmo, sem grande movimentação no comércio.

Envio das Seções Eletrônicas retorna hoje

A Seção Eletrônica, boletim semanal de preços dos 11 produtos-alvo da Hortifruti Brasil, volta a ser enviada hoje aos cadastrados em nossa comunidade.

A Equipe Hortifruti/Cepea esteve de férias durante as semanas do Natal e Ano Novo, paralisando nesse período o levantamento de preços dos 11 hortifrutícolas-alvo da Hortifruti Brasil.

Você que ainda não recebe a Seção Eletrônica e tem interesse em receber nossos preços toda segunda-feira em seu e-mail, faça um cadastro gratuito em nossa comunidade clicando aqui.

Além dos boletins semanais, é possível também receber a revista Hortifruti Brasil eletrônica (em formato PDF) e na íntegra, por volta do dia 5 de cada mês.

Toda a equipe Hortifruti Brasil deseja à todo um ótimo 2011!

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: