segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chuva reduz, mas ainda limita colheita e deprecia qualidade

As chuvas continuaram na última semana em algumas regiões produtoras de frutas e hortaliças, mas com menos intensidade das que ocorreram ao longo do mês de janeiro. O clima úmido, para alguns, foi benéfico, enquanto para outros, agravou o problema com doenças.

O principal entrave das chuvas é o acesso às roças, que limitou a colheita principalmente de batata e cenoura. Além das atividades de campo comprometidas, a batata acaba perdendo qualidade com a umidade em excesso.

Nas roças de cebola, produtores ainda enfrentam problemas com bico d’água por causa das chuvas em Ituporanga (SC). Já em São José do Norte (RS), o clima seco colaborou para a grande produção na região, mas algumas mercadorias estão sendo armazenadas em condições inadequadas, depreciando a qualidade dos bulbos.

O Nordeste também recebeu chuvas na última semana, reduzindo a colheita nas roças de melão e sustentando os preços no mercado doméstico.

O clima foi um pouco mais benéfico para algumas hortifrutis do estado de São Paulo, como no caso da laranja. O clima mais firme possibilitou o produtor a intensificar a colheita, tornando a oferta maior de laranjas no mercado.

Além das sucessivas chuvas, as temperaturas também estão elevadas. O tempo quente tem aumentado a oferta de mamão nas roças do Espírito Santo e sul da Bahia, pois o calor possibilita uma maturação mais rápida do produto nas roças.

Quanto ao comércio, no geral, as vendas de produtos hortifrutícolas foram calmas, considerando o período de fim-de-mês, época de poucas vendas. A tendência é que nas próximas duas semanas o comércio tome ritmo novamente, já que muitos consumidores deverão receber salários, impulsionando o comércio de hortifrutícolas.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, e faz muito sentido o que diz, trabalho com frutas e percebo muito estas perdas

Anônimo disse...

gostaria de ter mais informacoes sobre o assunto? como eu faco???