segunda-feira, 28 de março de 2011

São Paulo encerra colheita de manga e começa a de uva


O estado de São Paulo, grande produtor de laranja, café e cana-de-açúcar, também é pólo produtor de frutas. Na semana passada, enquanto alguns produtores paulistas de manga se despediam do mercado, produtores de uva davam início às atividades de colheita.

Na região de Monte Alto e Taquaritinga, onde há produção de manga, a maior parte dos produtores encerrou na semana passada a colheita da variedade palmer. Como a oferta era bastante restrita, a variedade teve valorização de 90% na média da última semana, sendo comercializada nas roças locais a R$ 1,25/kg. As atividades das indústrias processadoras de manga também devem se encerrar em breve.

A safra 2010/11 de manga palmer ocorreu entre os meses de dezembro/10 a março e, em termos de produtividade, foi considerada bastante satisfatória ao produtor. Porém, com oferta elevada, os preços pagos pela fruta não foram muito remuneradores.

Cenário semelhante deve ser visto na safra paulista de uva niágara das regiões paulistas de Louveira e Indaiatuba. A qualidade da uva deve ser boa nesta safra devido ao clima favorável nas brotações de fevereiro. A expectativa de produtividade nessa região é de 12 t/ha, ligeiramente maior que a da temporada anterior. O pico de safra deve ocorrer entre maio e junho, com encerramento em julho.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: