quarta-feira, 9 de março de 2011

Pico de safra terá 30% menos banana nanica



Conforme relatado há duas semanas no blog, os vendavais nos bananais no Vale do Ribeira (SP) ocorridos na última semana de fevereiro prejudicaram mesmo a produção local. A expectativa do setor quando ao volume de banana nanica no pico de colheita do Vale do Ribeira - que ocorreria agora em março - reduziu 30% em relação ao estimado inicialmente. Os fortes ventos derrubaram parte dos cachos que estavam em desenvolvimento.

Quanto ao mercado doméstico, não só as vendas de banana mas quase todos os hortifrutícolas alvo da Hortifruti Brasil foram menos negociados nos últimos dias. Até a semana passada, a comercialização foi relativamente maior devido ao início do mês. No entanto, o feriado prolongado de Carnaval acabou afastando os consumidores das compras de hortifrutis.

Passado o Carnaval, é hora de retomar o ritmo de comercialização. Produtores de batata do Triângulo Mineiro devem intensificar a safra, especialmente na segunda quinzena de março. Se as condições climáticas forem favoráveis, a previsão é que 45% da safra local seja ofertada ao longo do mês.

Devido à estiagem no Triângulo Mineiro desde meados de janeiro até o final de fevereiro, é esperada quebra de produtividade nas lavouras de sequeiro. A falta de água no período de enchimento fez com que as batatas não atingissem calibre adequado. Apesar da confirmação da queda de produtividade para março, o percentual desta quebra ainda não foi calculado.

É a vez das precoces no mercado!


As primeiras caixas de laranja de variedades precoces (hamlin e westin) começaram a ser disponibilizadas no mercado paulista na última semana.

Apesar de parte da fruta ainda não estar em estágio ideal de maturação, produtores têm negociado suas laranjas no intuito de aproveitar os atuais preços bastante atrativos, devido à menor oferta de outras variedades, como a laranja pêra.

Além disso, a laranja precoce tem sido ofertada a valores abaixo das demais variedades, elevando a procura por atacadistas.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: