segunda-feira, 23 de maio de 2011

Chove granizo em lavoura de tomate de Sumaré


A região de Sumaré (SP), onde há produção de tomate, foi atingida mais uma vez por chuva de granizo ocorrida no último dia 15. Produtores locais estimam que 6,7% da área total da região foi atingida com o fenômeno climático.

Somando o cultivo perdido com granizo do dia 15 com o já ocorrido em abril, além da redução de plantio para esta safra, o número de plantas cultivada nesta safra já é 20% menor que no mesmo período de 2010. Assim, Sumaré deve ofertar menos tomates durante esta temporada.

Frio colabora para qualidade dos hortifrutis

Por mais que a temporada de frio reduza o consumo de hortifrutícolas, especialmente de frutas, as temperaturas mais baixas são favoráveis para o controle da oferta, evitando queda de preço muito bruscas ao produtor, como também colabora para a boa fitossanidade dos frutos.

Nos últimos dias, produtores de mamão, tomate e manga notaram que a maturação dos frutos esteve mais controlada com as temperaturas mais frescas. Aliada ao tempo frio, a ausência de chuva colabora para a qualidade do produto. Isso contribuiu inclusive para a redução nas doenças, como da requeima e da canela-preta em batata, doenças comuns em época de elevada umidade.

A previsão é que as temperaturas continuem amenas nesta semana, mantendo a maturação controlada dos hortifrutícolas. Como é a última semana do mês, neste período normalmente as vendas desaquecem, havendo, portanto, possibilidade de cotações estáveis nesta semana ou, até mesmo, ligeira queda.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: