segunda-feira, 9 de maio de 2011

Setor de laranja conhece primeiros números da safra 2011/12


Os primeiros números referentes à safra 2011/12 de laranja saíram na semana passada. A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) projetou 387 milhões de caixas de 40,8 kg na temporada (considerando São Paulo e Triângulo Mineiro), e as indústrias devem moer 330 milhões de caixas. Apesar de a CitrusBR não ter estimativas oficiais de produção da safra passada, a entidade considerou uma produção de 305 milhões de caixas, o que nos remete a um aumento de 27%.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), estimou produção em 354,98 milhões de caixas de 40,8 kg, considerando apenas as frutas do estado de São Paulo. Para estes órgãos, o aumento seria de 21% em relação à safra anterior.

O acréscimo na produção de laranja apontado pelas instituições corresponde a uma recuperação do volume produzido em São Paulo, visto que, nas duas temporadas anteriores, sobretudo na 2010/11, houve forte quebra de safra.

Os números podem ser considerados preliminares, visto que as frutas ainda estão em fase de desenvolvimento, e o clima daqui para frente pode afetar a quantidade, tamanho e a qualidade das laranjas. Novas estimativas dessas entidades devem ser divulgadas no segundo semestre. Um maior volume colhido da fruta deve ocorrer a partir de julho.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: