segunda-feira, 30 de maio de 2011

Temperaturas caem junto com o consumo de HF


As temperaturas estão mais baixas no Brasil. Assim, o processo de maturação de alguns hortifrutícolas fica mais lento em dias mais frios. Esse cenário foi observado nas roças de mamão e tomate na semana passada. Esse fator torna a oferta desses frutos em menor escala no mercado, causando aumento nos preços.

De uma forma geral, o consumo de hortifrutis, em especial as frutas, foram bastante reduzidas na última semana devido ao clima mais frio. Para agravar ainda mais a lentidão do mercado, a semana passada foi a última mês, período considerado bastante fraco para o comércio de hortifrutis.

Com a queda das temperaturas, ainda não foram reportados danos áreas produtoras, como a ocorrência de geadas, por exemplo. No Sul do Brasil, região onde o frio é mais intenso, a colheita de maçã já foi concluída e, com isso, não houve preocupação quanto à perdas de fruta.

Para esta semana, o tempo não deve mudar em relação às últimas semanas, conforme a Somar Meteorologia: as temperaturas continuarão baixas e, o clima, seco. O início de mês (que começa na próxima quarta), pode movimentar um pouco o comércio de hortifrutícolas.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: