segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chuva no Sul não afeta produção de hortifrutis


As fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande Sul ainda não chegaram a impactar a produção de frutas e hortaliças até a última semana. Em culturas como a cebola e maçã, que têm produção nos estados sulistas, não foram reportados danos à produção.

As praças do Sul já finalizaram a colheita de cebola. Agora, São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os que respondem pelo mercado da hortaliça.

A produção brasileira de maçã, que está toda concentrada no Sul, também não foi afetada pelas chuvas, já que a colheita compreende nos primeiros meses do ano e produtores de maçã estão, no momento, em processo de podas. O único receio é que as enchentes cheguem aos pomares de maçã, mas até a semana passada produtores do Sul informaram que as propriedades não foram alagadas.

Antes das chuvas, a elevação das temperaturas ao longo da semana passada contribuiu para alavancar o comércio de hortifrutícolas. Desde junho, as temperaturas estavam baixas em quase todo o Brasil, e essa condição pouca estimula o consumo desses produtos.

Nesta semana, o clima deve continuar com elevadas temperaturas e com probabilidade de chuvas, mas estas sem grande intensidade. E, por mais que seja a última semana do mês, o retorno das aulas nas próximas semanas poderá ajudar a incrementar o comércio de frutas e hortaliças.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: