A oferta de cenoura de Minas Gerais ficará reduzida em julho. Encerradas as atividades da safra de verão, neste mês deve começar a safra de inverno 2011 da hortaliça. Mas as atividades de colheita devem começar atrasadas, já que as chuvas ocorridas em março dificultaram o plantio da cenoura naquela época, a qual seria colhida agora em julho.
Na semana passada, produtores disseram que já estava começando a faltar cenoura nas praças mineiras de São Gotardo, Santa Juliana e Uberaba. Esta situação pode permanecer por mais duas ou três semanas, ou até que se inicie a colheita da hortaliça da safra de inverno.
Outra região que também está em entressafra da cultura é Cristalina (GO). Nesta praça, não deverá haver “buraco” na oferta, e o período da transição entre o final da safra de verão com o início da safra de inverno deverá ser curto, sendo que esta última está prestes a começar.
Com o cenário de pouca oferta, produtores de cenoura de Minas Gerais e Goiás puderam se beneficiar com preços mais atrativos.
Produtor deve continuar atento ao clima
De uma forma geral, produtores de hortifrutícolas, principalmente do Sul do Brasil, devem continuar atentos com as baixas temperaturas. Dependendo da intensidade, o frio pode vir a causar geadas e, assim, prejudicar a produção de frutas e hortaliças. O clima pode interferir na produtividade e na maturação dos frutos.
Manga: Bem-vindo, norte de Minas!
Em junho, a Hortifruti Brasil incluiu em suas pesquisas de manga mais uma praça: o norte de Minas Gerais. As regiões produtoras de Jaíba e Janaúba são promissoras na produção da fruta, e o clima é favorável à produção da manga. Muitos produtores conseguem escalonar a produção e colher a manga em período de entressafra de outras praças, como o Vale do São Francisco.
Caso deseja saber os preços da manga do norte de Minas Gerais, como também de outras praças produtoras, entre na página da Hortifruti Brasil e faça seu cadastro gratuito!
Neste cadastro, é possível receber a Seção Eletrônica, que são boletins semanais de preços da manga e dos 10 demais hortifrutícolas pesquisados pela Hortifruti Brasil. Acesse: www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/comunidade.
Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário