terça-feira, 4 de outubro de 2011

Chuva retorna às lavouras de batata e tomate

Após período de estiagem, deve voltar a chover neste mês de outubro nas regiões produtoras de batata e tomate analisadas pela equipe Hortifruti/Cepea.

No final da semana passada, a elevação das temperaturas acelerou a maturação do tomate. Para esta semana, a previsão é de clima chuvoso na maioria das regiões produtoras, segundo a agência Climatempo. Esse cenário pode prejudicar a qualidade dos frutos nas praças em que o volume hídrico for significativo. Os maiores volumes são esperados para Mogi Guaçu (SP) e Araguari (MG).

Quanto à batata, produtores consultados pelo Cepea comentavam que o tubérculo vinha apresentando problemas de perda de cor, devido ao clima seco. Além disso, os reservatórios de água para irrigação em Vargem Grande do Sul (SP) e no sul de Minas Gerais estão com níveis baixos devido à falta de chuvas. Na região mineira, o acumulado de chuvas em agosto e setembro deste ano foi 81% abaixo da normal climatológica para o período, que é de 88,2 mm. Os volumes previstos para esta semana, porém, podem não ser suficientes para elevar os níveis nessas regiões, de modo que produtores seguem no aguardo de normalização das chuvas.

Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: